A cessão em caráter definitivo de 60 casas entregues no residencial existente no Bairro Padre Ernesto Sassida, é o que está buscando o vereador Nelsinho Dib, como forma de atender 40 policiais militares, 10 policiais civis e 10 militares do Corpo de Bombeiros, que receberam os imóveis em 26 de dezembro de 2013, quando da inauguração do conjunto habitacional, construído pelo Estado.
O pedido do vereador emedebista foi feito durante sessão da Câmara e direcionado ao governador do MS, Reinaldo Azambuja Silva, com cópias ao deputado estadual Márcio Fernandes (MDB); à diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (AGEHAB), Maria do Carmo Avesani Lopes, e ao prefeito Marcelo Aguilar Iunes, solicitando a eles que sejam realizadas todas as análises técnico-jurídicas, visando promover a cessão em caráter definitivo.
As 60 unidades habitacionais foram entregues por meio de cessão transitória, para ocupação enquanto os beneficiados estivessem na ativa, e prestando serviços em Corumbá. A cedência em caráter definitivo, conforme Nelsinho, seria um ato de humanidade e justiça, permitindo que “esses policiais militares, civis, bombeiros e seus familiares, tenham moradia própria após aposentadoria”.
Sugeriu inclusive que o Estado já pensasse em incluir novos integrantes das forças de segurança púbica nos futuros programas de habitação, levando-se em conta que, “a presença deles é um reforço para evitar ações de marginais, contribuindo para manter a segurança desses locais”.
CAPELA MUNICIPAL
O vereador está pedindo informações sobre o andamento das obras de construção das duas capelas que estão sendo construídas pela Prefeitura, em uma área atrás do Cemitério Santa Cruz, junto à Praça Nossa Senhora Urkupiña.
A solicitação do cronograma foi direcionada ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, e o vereador deseja saber em que estágio a obra se encontra, e qual o prazo de conclusão.
A Capela Mortuária Municipal é uma obra considerada importante e vai atender famílias de baixa renda que não contam com um local apropriado para velar seus entes queridos.
SANTA CRUZ
Em outro requerimento à pasta de Infraestrutura, o vereador pediu a realização de serviços de manutenção e reparos nas calçadas, internas do Cemitério Santa Cruz, como forma de melhorar a acessibilidade de todos naquele local.
Explicou que as calçadas estão danificadas pelas raízes de arvores existentes no espaço, que acabam gerando rachadura no piso, ou mesmo elevações, dificultando o trânsito das pessoas.
ESCADINHA DA 13
O vereador pediu ainda que a Secretaria de Infraestrutura faça serviços de manutenção e reparos na escadinha lateral do viaduto da Rua 13 de Junho, que está em situação precária, bem como a limpeza, com capinação, roçada e remoção de lixo e outros tipos de resíduos que estão acumulados no local.
INFRAESTRUTURA
Solicitou ainda a realização de serviços de topografia na Alameda Eriberto (antiga São Bento), para delimitar pista de veículos e o passeio público (calçada), além da instalação de dois postes com todos os equipamentos necessários de iluminação pública.
A alameda fica ao lado do Mercado MS Frios, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Cuiabá. A falta de iluminação é uma reclamação dos moradores da região, que temem pela segurança, e a realização de serviços topográficos visa permitir maior segurança a todos, já que a via é utilizada para circulação de cargas e clientes, desafogando fluxo de veículos da Rio Branco.
TRÂNSITO
Por outro lado, Nelsinho está buscando junto à Agetrat, a implantação de faixas de pedestres em frente ao Colégio São José, localizado na Rua 13 de Junho, no centro da cidade, para atender pedidos de familiares das crianças que estudam n o local, bem como dos professores e funcionários do estabelecimento, evitando riscos de atropelamentos.