Pazuello diz que dados da covid são ‘inescondíveis’ e serão detalhados

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Ministro falou à Câmara sobre banco de dados que será lançado pelo governo e estará disponível 24 horas, não sendo necessário horário de divulgação

A divulgação de dados se tornou polêmica na última semana, após o governo alterar o horário de divulgação das 19h para as 22h. Além disso, o governo recebeu críticas após mudar números de óbitos no domingo (7), de 1.382 mortes para 525, uma redução de 857, o que ocorreu por erro, segundo o Ministério da Saúde. 

Também na segunda, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que o governo deve voltar a divulgar os dados no antigo formato. A decisão atendeu pedido feito pelos partidos Rede Sustentabilidade, PCdoB e PSOL,  no sábado.

O novo portal anunciado por Pazuello será no formato BI (Business Intelligence) e vai informar dados assim que eles forem enviados pelos entes federativos. 

“Os números estão disponíveis 24 horas. Não precisa me perguntar que horas vai botar o número. Na hora que chega do gestor é colocado no BI. Eu tinha que esperar todos os estados para fazer uma apresentação. Eu estava somando contas que não somáveis, marcando um horário para apresentar uma informação que não dizia nada para os gestores, para o nosso país. As informações agora são plenas, transparentes e em tempo real”, afirmou.

Às 14h desta terça, ainda não era possível acessar o novo site no Ministério da Saúde.

Segundo o ministro interino, o sistema será atualizado considernado o óbito na data em que ele ocorreu. Apesar disso, o novo site também tratá a apresentação na forma como vinha sendo realizada pelo Ministério da Saúde desde o início da pandemia, considerando a morte na data do registro como decorrente de covid-19, após a realização de exames, e não necessariamente na data do óbito. Essa é a forma adotada amplamente no mundo.

Transparência

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou na reunião desta terça que o objetivo do Legislativo ao chamar o ministro interino é “organizar de uma forma que a gente saia daqui hoje com a tranquilidade de que os dados apresentados de forma online representam o número de contaminados e, infelizmente, de óbitos”

Deputados de oposição criticaram o que chamaram de seguidas ações do governo nos últimos dias com o objetivo de maquiar dados e evitar divulgações nos telejornais da noite.

Segundo o ministro interino, o objetivo do Ministério da Saúde é combater a subnotificação e dar transparência aos dados. 

Mais Artigos