Cotton Day reúne representantes da cadeia do algodão e apresenta valores e soluções da multimodalidade
Rondonópolis, julho de 2023 – A Brado realizou na última quarta-feira (26) a segunda edição do Cotton Day, evento que reúne os representantes do setor algodoeiro antes do início da safra, proporcionando novas conexões e trocas em um ambiente descontraído, além de apresentar suas soluções e valores para o negócio. Durante o evento, Luciano Johnsson, diretor de Operações, projetou que na próxima safra os clientes da empresa deixarão de emitir mais de 53 mil toneladas de CO2, o correspondente à emissão de 11,4 mil veículos. “Seriam necessárias quase 380 mil árvores para absorver integralmente esse volume. É um número bem relevante e é o que buscamos, atrelado à qualidade e à capacidade do serviço que fornecemos”.
A informação foi revelada durante a visita dos participantes ao terminal multimodal da Brado em Rondonópolis. Eles assistiram uma demonstração do funcionamento das pontes rolantes, tecnologia desenvolvida pela área de Engenharia da Brado em parceria com a empresa Hovam do Brasil Máquinas e Equipamentos, presente no evento. Cada um dos três equipamentos tira dos caminhões 16 fardos de algodão por movimentação, tornando o processo mais ágil e dobrando a capacidade do armazém de algodão.
Abertura
A abertura do Cotton Day 2023 contou com a presença do CEO da Rumo e presidente do Conselho de Administração da Brado, João Alberto Abreu. “A Brado é uma companhia que multiplicou por quatro em operações nos últimos seis anos e dá tanto orgulho para a Rumo porque significa a existência de logística ferroviária para contêineres no Brasil”, disse.
O CEO da Brado, Marcelo Saraiva, falou da alegria de reunir e conectar clientes, fornecedores e entidades e agradeceu a presença de Beto e demais conselheiros presentes, destacando a parceria entre as empresas. “Nós somos uma companhia só. A Brado é uma operadora logística e a Rumo transporta nossos produtos pela ferrovia”, afirmou. “É uma ferrovia que faz carga geral”, completou.
Além do CEO da Rumo estiveram presentes na abertura evento o vice-presidente Financeiro e diretor de Relações com Investidores Rafael Bergman, o vice-presidente Comercial Pedro Palma, o vice-presidente de Regulação e Expansão Guilherme Penin e o diretor de Inteligência de Mercado e Pricing Eudis Furtado. Cláudia Pagnano, conselheira independente da Brado, também prestigiou o evento.
Mercado
Daniel Salcedo, diretor Comercial da Brado, apresentou a estrutura, o negócio e os valores da empresa aos participantes. “Temos hoje cerca de 140 clientes ativos e quase R$ 1 bilhão em ativos próprios”, afirmou. “O fato de termos ativos nossos e um acordo muito bem-feito com a Rumo nos dá condição de atender essa diversidade de clientes com os quais atuamos hoje”.
Para o presidente do comitê de logística da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Brenno Queiroz, a Brado gera valor aos seus clientes e fornecedores pela transparência das informações expostas por meio de diversas ferramentas, posicionando os diversos elos da cadeia de cada etapa do processo de transporte. Ele participou de um painel com a gerente executiva de Execução Comercial e Experiência do Cliente Zuleica de Melo e o gerente executivo Comercial Vinicius Cordeiro.
Os três falaram sobre a próxima safra brasileira que inicia agora em agosto e deve produzir mais de 3 milhões de toneladas de algodão. “O Brasil já provou ser um mercado que consegue atender os mercados consumidores 12 meses no ano. E é isso que os produtores, as tradings e todos os elos da cadeia trabalham para fomentar ano a ano”, disse Brenno.
Sobre a Brado
A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Tem estrutura própria composta por 20 locomotivas, mais de 5 mil contêineres e 2,2 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementados por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focado na integração multimodal.