PECUÁRIA SUlMATOGROSSSENSE É DESTAQUE EM REDUÇÃO DE EMISSÃO DE GASES NOCIVOS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Redução da emissão de gases de efeito estufa é um dos destaques de fazendas visitadas pelo Confina Brasil

Roteiro feito de 17 a 21 de julho também identificou atenção máxima à qualidade da dieta e da água fornecida aos bovinos, questões que também estão ligadas à geração dos gases

Seguindo o planejamento de visitas da segunda rota do Confina Brasil 2023, a “Equipe 1” da pesquisa-expedicionária promovida pela Scot Consultoria visitou sete municípios em Mato Grosso do Sul, incluindo a capital Campo Grande, de 17 a 21 de julho. Ao todo, nessa semana, dez propriedades rurais receberam a equipe do projeto, que coletou dados de produção de sistemas intensivos e semi-intensivos.

Confinamentos que valorizam e cuidam da qualidade da água fornecida aos bovinos foram destaque nas visitas, além de propriedades reconhecidas pelo comprometimento na luta para redução de emissão de gases nocivos à atmosfera, assim como atenção máxima à composição da dieta dos bovinos, com investimento em insumos alimentares de qualidade.

Carbono neutro em 30 mil hectares

Um dos destaques da primeira semana da segunda rota, a visita à Santa Vergínia, propriedade localizada em Bataguassu (MS), chamou a atenção dos profissionais do Confina Brasil. O confinamento é um dos primeiros do país a ser reconhecido como projeto carbono neutro. “Isso quer dizer que a propriedade faz uso de manejos que visam redução e compensação da emissão de gases, equilibrando a balança”, diz Diego Rossin, médico-veterinário e técnico do Confina Brasil.

Além disso, a Santa Vergínia também chamou a atenção pelo seu tamanho: são 30 mil hectares próprios, ou 300 quilômetros quadrados. A fim de comparação, a cidade de Paris conta com 105,4 quilômetros quadrados. Com isso, a propriedade tem quase três vezes o tamanho da capital francesa. “Desses impressionantes 30 mil hectares, 12 mil são destinados apenas à pastagem, já que boa parte dos bovinos são terminados no sistema de Terminação Intensiva a Pasto (TIP). Outros 8 mil hectares da propriedade se enquadram como Integração Pecuária-Floresta (IPF)”, informa Diego.

Atenção à dieta

Em Ribas do Rio Pardo (MS), cidade que abriga a Fazenda Cachoeirinha, o destaque foi para a composição da dieta. “Os gestores optaram pela utilização de feno como volumoso na alimentação do rebanho. Para fornecer o que há de melhor para a engorda e desenvolvimento de carcaça do gado, os proprietários investem pesado nas soluções nutricionais da Nutron, que compõem grande parte dos insumos alimentares”, diz Jayne Costa, zootecnista e técnica do Confina Brasil.

Assim como a Cachoeirinha, a Fazenda Ariranha, que possui capacidade estática de 5 mil cabeças, também utiliza soluções da Nutron. Projeto montado em Três Lagoas (MS), a uma distância de cerca de 330 quilômetros de Campo Grande (MS), no confinamento, é utilizada silagem de milho, sorgo e/ou de girassol na alimentação dos animais, dependendo de qual cultura é produzida na safra. A Nutron, patrocinadora “Ouro” do Confina Brasil 2023, também auxilia o departamento de nutrição do confinamento, bem como o setor de bem-estar animal.

Qualidade da água

Uma das preocupações cada vez mais crescentes entre os pecuaristas é a qualidade da água fornecida ao rebanho. No confinamento da fazenda Ariranha, o cocho que abriga a água é lavado de forma alternada entre os dias. Jayne informa que “os proprietários foram categóricos ao dizerem que o boi que engorda é o que bebe água de qualidade”.

A Fazenda Santa Amélia concorda com essa afirmação, já que a programação de limpeza dos cochos de água também é feita de forma intercalada entre os dias das semanas. Na propriedade, tocada por Milton César Gonçalves e com apenas 10 anos de fundação, as cerca de cinco mil fêmeas Nelore e F1 Angus recebem água com a máxima qualidade possível no confinamento. Elas são recriadas a pasto em outra propriedade da fazenda e chegam à Santa Amélia, em Santa Rita do Pardo (MS), para adaptação e entrada no sistema intensivo de terminação.

Em 2023, o Confina Brasil tem apoio de grandes empresas do agronegócio.

Mais Artigos