Crianças e adolescentes recebem fisioterapia para tratar doenças respiratórias em Campo Grande

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A USF (Unidade de Saúde da Família) do Bairro Maria Aparecida Pedrossian agora conta com atendimento especializado em fisioterapia respiratória para crianças e adolescentes.  A iniciativa acontece através do Grupo “Respira AB”, do curso de Fisioterapia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O tratamento é inédito nas unidades de Campo Grande, e contribui para reduzir internações e quadros mais graves de pacientes com sintomas respiratórios agudos e crônicos, sobretudo pelo momento atual de surto de casos respiratórios que a Capital vivencia.

Os atendimentos ocorrem toda quarta-feira, sob a supervisão da professora Leila Foerster Merey. Durante as sessões, são passadas orientações aos pais e cuidadores sobre medidas externas que podem ser adotadas, diminuindo o número de crises e a intensidade dos sintomas respiratórios.

O atendimento visa minimizar os efeitos das doenças e sintomas respiratórios, melhorando a qualidade de vida das crianças acompanhadas e de seus familiares.

De acordo com a fisioterapeuta do Nasf Universitário A, Datiene Rodrigues, o projeto traz benefícios importantes tanto para os estudantes, quanto para a ampliação e qualificação das ações nos serviços de saúde.

“As atividades realizadas permitem que os pacientes sejam acompanhados próximo de suas casas, com apoio das unidades básicas de saúde, diminuindo as distâncias percorridas para acessarem determinadas ações de saúde, reduzindo filas de espera, riscos de internações e melhorando sua qualidade de vida”, destaca a fisioterapeuta.

Mais Artigos