Prefeito recebe festeiros do Divino Espírito Santo e reafirma apoio a manifestação cultural

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes recebeu nesta segunda-feira, 24 de abril, a visita dos festeiros do Divino Espírito Santo. Os integrantes da tradicional festa religiosa, realizada no Distrito de Albuquerque, entregaram a programação dos festejos deste ano e agradeceram o apoio da Prefeitura.

No ano passado, o prefeito Marcelo Iunes assinou o Termo de Fomento para o projeto “Crianças e Adolescentes Aprendizes da Folia do Divino Espírito Santo De Albuquerque”, no valor total de R$ 35.736,74. O recurso foi usado para aquisição de instrumentos e para aulas com os jovens da comunidade.

“Essa é uma manifestação cultural muito importante para toda a região pantaneira. Por isso nós buscamos sempre apoiar a festa e, em 2022, fizemos esse convênio para garantir que as novas gerações continuem com esse lindo trabalho. Nosso objetivo é manter esse apoio fundamental para a comunidade”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

“Nós temos só a agradecer todos os integrantes da ADESA (Associação dos Festeiros e Amigos do Senhor Divino Espírito Santo de Albuquerque) por manterem essa tradição tão bonita e tão importante para nossa cidade”, complementou o secretário municipal de Governo, Luiz Antônio Pardal.

O diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, também participou da agenda e lembrou que a equipe já trabalha para o registro histórico da Festa do Divino Espírito Santo, bem como da celebração de Nossa Senhora do Carmo, realizada em Forte Coimbra. O vereador Genilson José representou o Legislativo no encontro. 

Programação

Em 2023,o imperador da festa do Divino Espírito Santo de Albuquerque é Gilson Camilo de Pinho, com Jardenil Pinho de Oliveira como imperatriz. A peregrinação do mastro começou no dia 4 e se estende até o dia 6 de maio, quando termina na região de Porto Morrinho.

A abertura do Tríduo será no dia 25 de maio, às 18h30, seguida da Santa Missa na Igreja da comunidade. No dia 26 acontece a Cavalgada Festiva saindo da Capela do Divino, passando pelo Cruzeiro e Igreja Imaculada Conceição, retornando à Capela. A missa começa às 19 horas.

No dia 27 a missa também começa às 19 horas e será seguida por uma procissão luminosa até o local da festa da ADESA, onde haverá um jantar comunitário e um bailão pantaneiro. No dia 28, Domingo de Pentecostes, a Alvorada Festiva começa às 6h30. A Santa Missa, com presença do bispo Dom João Aparecido Bergamasco e do padre Eduardo Moura, começa às 10 horas.

O almoço festivo começa às 12 horas e o Bailão Pantaneiro às 14 horas.

Mais Artigos