SES homenageia profissionais pelos serviços prestados à saúde pública de MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Reconhecimento e gratidão. Estes foram os sentimentos que marcaram a cerimônia de homenagem realizada nesta terça-feira (31) na SES (Secretaria de Estado de Saúde). Duas mulheres de prestígio e que fizeram diferença a frente da Saúde Pública de Mato Grosso do Sul tiveram os serviços reconhecidos pelos colabores da Saúde.

A médica Beatriz Figueiredo Dobashi, que foi secretária estadual de Saúde, e a Irmã Silvia Vecellio Sai, atualmente presidente de honra do Hospital São Julião, foram homenageadas pelos titulares da SES, em evento público.

A justa homenagem reacende na memória a trajetória profissional que se mistura com a história de vida de cada uma delas. A dedicação e a religiosidade presente na vida da Irmã Silvia Vecellio Sai se unem com os zelos prestados aos pacientes e com a própria história do Hospital São Julião, localizado na região norte da Capital.

Já Dobashi, que além de uma história vivenciada junto ao Hospital São Julião como médica voluntária, transcendeu os limites da unidade hospitalar e as ações chegaram até às pessoas. Foram 46 anos dedicados a saúde pública, como gestora estadual e municipal, além de uma breve passagem como gestora para geração de novos empregos.

“Muito obrigada por tudo. Esse tipo de homenagem me emociona muito, aquece o coração da gente. É um reconhecimento de um trabalho que levou 46 anos da minha vida. Este prédio aqui da SES, me lembra muitos dias de trabalho, de chegar tarde em casa, do marido fica emburrado [conta aos risos]. Então, muito obrigada a todos vocês. Tenho certeza que este dia foi um dia muito gratificante”, pontua Dobashi.

Tímida, Irmã Silvia Vecellio Sai apenas agradeceu pela homenagem recebida. No entanto, a ex-secretária de Saúde, Beatriz, lembrou de uma passagem com a Irmã Silvia e aproveitou para relatar sua ligação com o Hospital São Julião.

“A Irmã Silvia me conheceu ainda criança, por muitas vezes me colocou no colo quando chorava por alguma coisa. Ela sempre me consolava. Em 1970, fiz um show de calouros e cobramos ingressos. Com o dinheiro, compramos cobertas e alimentos. Quando fomos entregar no São Julião, eu fiquei chocada com o que eu encontrei lá, ainda estava no Ensino Médio, mas prometi que voltaria ali como médica”, conta Dobashi.

A história ainda é completa pela ex-secretária. “E assim foi, em janeiro de 1975 me formei e logo fui para lá. Me coloquei como médica voluntária. Depois, de algum tempo fui para a área administrativa. Por isso, sou muito agradecida por tudo Irmã Silvia, pelo que nos reuniu nesta grande amizade”, conclui.


Ex-secretária de Saúde foi uma das homenageadas pela pasta nesta terça

Emocionada, a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, agradeceu a oportunidade de poder entregar em mãos a homenagem em nome de todos os colaboradores da SES/MS. “Com muita honra a secretaria vem materializar todo o agradecimento pelo compromisso, pela dedicação, entusiasmo e pautar a vida em prol de todos os sul-mato-grossenses. Estas placas representam todo o amor que temos por vocês, Beatriz e Irmã Silvia”.

Idealizador das homenagens, o secretário de Saúde, Mauricio Simões Corrêa, destacou o compromisso e o reconhecimento do trabalho prestado e estendeu a homenagem simbólica a todos os colabores da pasta de saúde pública.

“É o justo reconhecimento as pessoas que se dedicaram à saúde pública de maneira ímpar, isto representa podermos prestar o reconhecimento mais do que justo a todos os colaborares. E esta de maneira significativa, também representa a minha história”, diz.

Imortalizadas

A coordenadora de Ações em Saúde da SES, Karine Cavalcante, destacou que além das placas recebidas durante o evento, as homenageadas também terão os seus nomes gravados em salas importantes da Secretaria de Estado de Saúde.

“Nós temos duas salas que são de extrema importância para nós, colaboradores da saúde. Nelas são discutidas importantes politicas públicas, como também é o local onde acontecem as pactuações junto aos municípios. Então, são importantes tomadas de decisões que visam melhorar a vida de toda a população”, frisa.

Karine completa ainda que “a partir desta data, a nossa Sala de Situação vai se chamar Beatriz Figueiredo Dobashi. Já a Sala da OPAS vai ter o nome de Sala Irmã Silvia Vecellio Sai. Sempre que passarmos por elas, vamos lembrar de toda a história de vida e que elas fizeram a diferença para a saúde pública, e que isto fique de legado e referência para todos nós”, finaliza.

Mais Artigos