Corumbá terá primeira loja free shop de Mato Grosso do Sul

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Até fevereiro de 2023, Corumbá terá a primeira loja free shop do Mato Grosso do Sul. O empreendimento será especializado na venda de vinhos e ficará na Frei Mariano, principal rua do comércio local.

“Estamos com a estrutura pronta e finalizando a parte de documentos. Até antes do Carnaval acredito que estaremos de portas abertas”, afirmou o empresário Antônio Mira durante reunião com o prefeito Marcelo Iunes, na manhã desta segunda-feira, 7 de novembro.

O secretário municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), André Campos, também participaram do encontro, realizado no Paço Municipal.

O prefeito destacou a iniciativa do empresário e deixou a Administração à disposição para auxiliar no empreendimento. “Esse é um momento muito importante para nossa cidade. Tenho certeza que essa será a primeira de muitas lojas free shops que teremos aqui em nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Na avaliação do prefeito, Corumbá tem um grande potencial para tornar-se o principal destino do turismo de compras do Estado. “Temos o turismo de pesca muito consolidado. E com as free shops, acredito que podemos ampliar ainda mais a quantidade de pessoas que visitam nossa cidade. Isso é bom para comércio local e para toda a economia”, completou Marcelo Iunes.

Free shops são semelhantes às lojas disponíveis em área internacional de aeroportos. Contam com isenção de ICMS e impõem um limite de compras por consumidor. Essa modalidade é restrita aos 26 municípios do Brasil que dividem o espaço com cidades do outro lado da fronteira seca.

No Mato Grosso do Sul, cinco localidades se enquadram na definição: Bela Vista com Bela Vista Norte (Paraguai), Ponta Porã com Pedro Juan Caballero (Paraguai), Porto Murtinho com Capitán Carmelo Peralta (Paraguai), Mundo Novo com Salto del Guairá  (Paraguai) e Corumbá com Puerto Quijarro (Bolívia).

Desde a publicação da Instrução Normativa 1799, em 2018, o mercado brasileiro foi apresentado à modalidade de loja franca ou, como é mais conhecida, free shop. Em 2012 foi sancionada a lei federal 12.723, autorizando a instalação de “lojas francas para a venda de mercadoria nacional ou estrangeira contra pagamento em moeda nacional ou estrangeira” em cidades gêmeas na linha de fronteira e, em março de 2018, a Receita Federal emitiu os critérios para instalação, reacendendo as discussões.

Desde então, a Prefeitura de Corumbá, em parceria com a ACIC, tem apresentado aos empresários da região as possibilidades das free shops. Várias palestras e visitas técnicas foram realizadas ao longo dos últimos quatro anos. A expectativa é de que outros empreendimentos da mesma modalidade sejam abertos nos próximos anos.

Mais Artigos