Feira da Agricultura Familiar e Artesanatos dá visibilidade à produção local

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Com produção dos assentamentos e de artesãos locais, a Feira da Agricultura Familiar e Artesanatos realizada no domingo, 18 de setembro, na praça do bairro Nova Corumbá, permitiu a venda direta aos consumidores de hortaliças, verduras; legumes, frutas, queijos; doces e peixes de cativeiro.

“Muito importante essa feira para a nossa agricultura familiar. Possibilita que vendam a produção mais rápida direto para o consumidor. Tem também nossos artesãos, que além da possibilidade de venda podem, ainda, expor sua arte”, disse o prefeito Marcelo Iunes, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

“Habitualmente, realizamos esta Feira na praça da Independência e resolvemos trazê-la aqui para a parte alta da cidade. Planejamos levar para os demais bairros, acredito que é importante descentralizar; assim você amplia as oportunidades, tanto para os produtores quanto para os consumidores”, completou Marcelo Iunes. O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva, também esteve na Feira.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, destacou que a Feira é uma ação contínua que a Prefeitura executa para garantir visibilidade à produção dos agricultores familiares e também do artesanato. “A administração do prefeito Marcelo Iunes cria oportunidades para comercialização dos produtos da agricultura familiar. Temos programas, já em curso, como o de aquisição de alimentos da agricultura familiar municipal; temos o PNAE que é da agricultura familiar para a merenda escolar. A Prefeitura também está em contato com os grandes atacarejos aqui do município e temos produção da agricultura familiar entregue nos atacarejos. A feira é um instrumento dessa política de dar visibilidade para produção”, afirmou.

Rogério de Moura Xavier, que trabalha com piscicultura, participou pela segunda vez da feira. Ele levou para a comercialização direta  o pescado criado em cativeiro, no sítio Santa Maria, de sua propriedade, no assentamento Taquaral. “Esta feira é bastante motivadora para que nossa produção possa crescer e também para a divulgação do nosso produto”, disse.

Para a professora Cristina Aragão Morel, gestora da Escola Municipal Rural Polo Paiolzinho, a Feira da Agricultura Familiar e Artesanatos é vantajosa para produtores e consumidores. “Eu já conheço o trabalho desses produtores, nós temos um projeto na escola que incentiva os alunos também. É a feirinha pedagógica, em  que nossos alunos levam para escola aquilo que é produzido em casa para ser vendido. É uma oportunidade para todos, para os produtores familiares e para nós, que temos a oportunidade de adquirir produtos frescos, livre de agrotóxicos e por um preço bem acessível”.

Mais Artigos