Com o sorteio da ordem dos desfiles das escolas de samba, a Liesco cumpriu uma primeira etapa para a realização do carnaval, caso o evento aconteça de fato em 2022. “Não sabemos se vai acontecer. Mas, a Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) está fazendo o que está sob sua responsabilidade para na hora que o carnaval possa ser realizado, tenhamos toda a preparação pronta para que tenha o nível de qualidade que Corumbá merece”, afirmou Victor Raphael, presidente da Liesco.
O diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, acompanhou o sorteio. Ele informou que, por orientação do prefeito Marcelo Iunes, mantém total atenção à evolução do combate e enfrentamento à pandemia visando garantir a segurança da população numa eventual realização do carnaval.
“A Prefeitura de Corumbá está extremamente atenta aos índices da pandemia e trabalhando com respeito a todo esse momento que o mundo vive. É preciso deixar claro que o carnaval é um evento grande, que precisa ser preparado com antecedência. Estamos acompanhando os índices de controle e o momento que vivemos. Estamos trabalhando no planejamento e no acompanhamento da situação antes de qualquer definição”, disse Joilson.
A cautela com a realização ou não do carnaval 2022 está diretamente ligada ao controle da pandemia da covid-19 na cidade. As medidas adotadas pela Prefeitura de Corumbá no enfrentamento da pandemia têm garantidos índices sanitários satisfatórios no combate à pandemia. Atualmente, Corumbá figura na bandeira Amarela do Programa Prosseguir, do Governo do Estado. A classificação aponta grau tolerável e permite o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco de proliferação do novo coronavírus.
“A nossa missão é planejar, deixar tudo preparado para quando o Carnaval, por ventura, for anunciado, nós possamos estar prontos e aptos a realizá-lo. Não depende da Liga, depende da boa evolução dos índices de enfrentamento à pandemia. Percebemos que há queda nos casos, redução nas internações e boa adesão à vacinação pela população. Isso tudo é muito importante para nós retomarmos as nossas atividades. Estamos planejando e fazendo o nosso trabalho, agora começam as reuniões em torno do regulamento”, finalizou o presidente da Liesco.
Transmitido ao vivo nas redes sociais da Liesco e respeitando medidas de biosseguranças, o sorteio definiu a seguinte ordem para os desfiles das escolas de samba, em grupo único.
Domingo – 27 de fevereiro
1 – Caprichosos de Corumbá
2 – Mocidade Independente da Nova Corumbá
3 – Acadêmicos do Pantanal
4 – Império do Morro (atual vice-campeã)
5 – Estação Primeira do Pantanal
Segunda – 28 de fevereiro
1 – Marquês de Sapucaí
2 – Major Gama
3 – A Pesada (atual campeã)
4 – Vila Mamona
5 – Imperatriz Corumbaense