Prefeitura incentiva piscicultura em assentamentos, com ajuda do Senar

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá, em parceria com o Sindicato Rural e Senar/MS, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 19 de fevereiro, na escola do assentamento Paiolzinho, com 40 produtores rurais dos assentamentos Tamarineiro 1, Tamarineiro 2 Norte e Sul, Taquaral e Paiolzinho.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico e sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, colocou para os produtores que estiveram presentes na reunião que o Senar estava ali para apresentar uma nova proposta de trabalho que tem tudo para dar certo.

“Seguindo a orientação do prefeito Marcelo Iunes, nós estamos aqui com o nosso parceiro, o Senar, para apresentar uma nova modalidade de trabalho, que nós acreditamos que ela também será de grande sucesso, como os dois programas que já temos funcionando no município, o de leite e o de hortifrúti”, colocou Cássio que agradeceu ao Sindicato Rural pela parceria de sempre, pois “graças a ele temos a possibilidade de dar esse curso de graça para os assentados”.

O presidente do Sindicato Rural, Luciano Aguilar Rodrigues Leite, lembrou que o Senar está na cidade há 4 anos e “nesse tempo já tivemos vários casos de sucesso e neste que vamos implantar não será diferente. Agora vamos atender os interessados que já estão cultivando peixes”.

O supervisor técnico do Senar/MS, Pedro Bigaton, foi apresentar o programa de capacitação e atendimento por cadeia produtiva, que neste caso será a piscicultura.

“Hoje estamos aqui para apresentar aos produtores que já tem um tanque e trabalham com a criação de peixes, pois nós temos um suporte técnico que podemos prestar a eles e fazer a criação deles melhorar e ainda ensinar como gerenciar o seu negócio”, explicou Pedro lembrando que “o sucesso da criação depende totalmente da vontade do produtor”.

O Senar fornece cursos para os produtores que vão aprender desde gestão de negócio, manejo e uma assistência técnica gerenciada onde uma vez por mês o produtor terá uma visita de um técnico que fará um acompanhamento de como está se desenvolvendo a sua criação de peixes.

O produtor rural, José Carlos Ferreira da Silva começou na piscicultura por conta própria, sem ter nenhuma orientação, assim como a maioria dos seus colegas.

“Muitos dos produtores que já tem a criação de peixe fez por conta própria sem conhecimento técnico algum, agora com essa parceria do Senar vamos aprender como melhorar a nossa criação e o que estamos fazendo de errado, e isso vai aumentar a nossa produção e quem sabe poderemos vender o nosso produto na cidade”.

Depois da reunião com quarenta produtores rurais, 33 tiveram interesse para participar do programa de piscicultura, nas próximas reuniões os produtores receberão uma visita técnica que analisará cada um dos produtores para mostrar quais as mudanças precisam ser feitas.

Fotos: Renê Marcio Carneiro
Fotos: Renê Marcio Carneiro
Fotos: Renê Marcio Carneiro
Fotos: Renê Marcio Carneiro
Fotos: Renê Marcio Carneiro
Fotos: Renê Marcio Carneiro
Fotos: Renê Marcio Carneiro
Fotos: Renê Marcio Carneiro
Mais Artigos