Depois de doar avião ao Acre, Governo de MS vai contratar empresa de táxi-aéreo

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Na mesma semana em que doou um dos aviões da frota ao estado do Acre, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou pregão eletrônico para contratar empresa de táxi-aéreo. Atualmente, o Estado tem cinco aeronaves.

Um monomotor Beechcraft Bonanza A-36, prefixo PT-KIP, com seis lugares, passou a integrar a frota do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) do Acre. Segundo o governo local, a aeronave foi integrada à frota no sábado (23). O governo de Mato Grosso do Sul não divulgou a doação.

Segundo a Agência Acre, o avião foi doado pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública). Ele já pertenceu aos estados de São Paulo e do Paraná e estava pelo menos há dois anos em Mato Grosso do Sul. 

Apesar da doação, nesta terça-feira (26), a SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) abriu licitação de registro de preço para contratar uma empresa de táxi-aéreo. A sessão do pregão foi agendada para as 8h de 9 de fevereiro.

Em nota, a SAD informou que o Bonanza foi cedido ao Estado pela União, “que entendeu e optou pelo retorno ao órgão de destino, pelo fato da aeronave não ter capacidade de operação técnica, não se enquadrando portanto, à necessidade do Governo de MS”.

Sobre a locação de outra aeronave, a secretaria justificou que o ato se dará por meio de registro de preços, “o que representa que o Estado utilizará à medida que necessitar dos serviços, estes, ocorrerão somente caso as aeronaves oficiais do Estado estejam em manutenção ou haja necessidade simultânea de voos”.

Por fim, a pasta não detalhou quanto vai custar esse serviço, já que se trata de locação sobressalente e não há previsão de quantas horas/voo o governo irá contratar.

Em 2020, a SAD contratou a Serrana Aviação Agrícola para prestar esse mesmo serviço de táxi-aéreo, cujo valor total é de R$ 2,9 milhões

O governo tem em sua frota quatro aeronaves: Beechcraft King Air A-100, prefixo PP-FOY; Cessna 182 Skylane, prefixo PR-NLH; Embraer 810C Seneca II, prefixo PT- ESJ e Cessna Citation II 550, prefixo PP-ESC.*(Texto alterado às 13h06 para acréscimo de informações)

Mais Artigos

Homem Foi Assassinado a facadas

Um homem foi encontrado morto em uma rua deserta da parte alta de Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, no início da manhã de domingo (28). Segundo