Mais de 80 mil candidatos devem participar da segunda etapa do Enem neste domingo em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Acontece neste domingo (24) a segunda etapa da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em Mato Grosso do Sul, cerca de 80.637 pessoas estão escritas na avaliação, sendo mais de 34 mil apenas em Campo Grande.

Segundo a SED (Secretaria Estadual de Educação), são 135 unidades escolares estaduais de ensino que estão sendo utilizadas como locais de aplicação das provas, em 41 municípios do interior e 21 escolas da Capital. Outros locais como escolas municipais e unidades particulares também estão sendo utilizadas.

Nesta segunda etapa do exame, as provas aplicadas serão de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática, a avaliação terá uma duração menor, de 5 horas. A primeira teve duração de 5h30. A abertura dos portões será às 11h30 (horário de Brasília).

Na primeira etapa os participantes responderam 45 questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Itens obrigatórios

Por conta da pandemia da Covid-19, regras de biossegurança são obrigatórias como o uso de máscara nos locais. A máscara deve cobrir nariz e boca e só deve ser removida durante o procedimento de identificação, na entrada da sala. É recomendado também que o inscrito leve mais de uma máscara para realizar a troca. O participante que se recusar, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a COVID-19, a qualquer momento, será eliminado do exame.

Documento com foto – A apresentação de documento original e com foto é imprescindível para ingressar no local de prova. O Inep ressalta ainda que não serão aceitas cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas, ou documentos digitais apresentados eletronicamente. Confira logo abaixo a lista de documentos que são permitidos no Enem.

Caneta preta – Está em dúvida de qual caneta levar? Para fazer o Enem 2020 o candidato poderá utilizar somente caneta esferográfica na cor preta e que seja fabricada em material transparente.

Itens recomendados:

Álcool em gel – Nos locais em que serão aplicadas as provas será disponibilizado recipiente com álcool em gel, mas também é recomendado que o participante leve um para uso individual. A higienização das mãos deverá ser realizada antes de ingressar na sala de prova.

Cartão de Confirmação de Inscrição – É nele que você vai encontrar todas as informações necessárias para se localizar no dia da prova. No cartão estarão impressas as informações de local, horário, número de inscrição e também vai constar se o participante precisa de atendimento especial, caso solicitado. O documento está disponível na Página do Participante.

Declaração de Comparecimento impressa – Caso precise justificar sua ausência, para aqueles que vão faltar ao trabalho para realizar a prova, o documento serve para comprovar que você compareceu no Enem 2020.

Divulgação do Gabarito

Os candidatos que realizaram a prova podem consultar o gabarito, no portal da Inep(Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), pelo portal.inep.gov.br/enem.

Versão digital

Nesta edição do Enem a avaliação também contará com uma versão digital que ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, com a inscrição de 96 mil estudantes em todo País.

Mais Artigos

Ferrovia e BR 163 Passarão por relicitação

Rodovia e ferrovia, que ligam Mato Grosso do Sul de norte a sul e de leste a oeste, respectivamente, passarão por novos estudos para relicitações. Expectativa do governo