Os parlamentares também aprovaram um requerimento para realizar uma audiência pública com a presença do presidente do STF, Luiz Fux.
A comissão do Senado que acompanha os incêndios no Pantanal aprovou nesta quarta-feira (23) um convite para que o vice-presidente da República,Hamilton Mourão, e os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente),Rogério Marinho(Desenvolvimento Regional), e Tereza Cristina(Agricultura) visitarem as áreas afetadas pelas queimadas.
Por se tratar de um convite, as autoridades não são obrigadas a aceitá-lo. A inspeção nas áreas atingidas em Corumbá (MS) está prevista para o dia 3 de outubro.
O Senado instalou a comissão para acompanhar as ações de combate aos incêndios na região. O governo federal decretou situação de emergência em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso em razão das queimadas. No sábado (19), os parlamentares fizeram uma visita a Mato Grosso do Sul
O convite integra o plano de trabalho apresentado pelo relator da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), aprovado pelo colegiado. O objetivo da visita a Corumbá é ouvir as diversas representações locais da sociedade civil, do setor produtivo e do poder público acerca das ações tomadas.
Nesta quarta a comissão também aprovou um requerimento para realizar uma audiência pública com a presença do presidente do supremo Tribunal Federal(STF),Luiz Fux. A reunião ainda não tem data para acontecer.
O Pantanal tem registrado recorde histórico de queimadas neste ano. O governo federal reconheceu a situação de emergência em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, estados que abrigam o bioma, considerado a maior planície inundável do mundo.
O Ministério da Justiça enviou nesta quarta-feira 40 bombeiros da Força Nacional para auxiliar no combate aos incêndios no Mato Grosso.