Cerca de 13,3 milhões de brasileiros fizeram teste da covid até julho

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

IBGE afirma que 20,4% dos testados, o que representa 2,7 milhões de pessoas, obtiveram resultado positivo para a doença

Cerca de 13,3 milhões de pessoas fizeram testes para coronavírus até julho deste ano no Brasil, segundo a Pnad Covid19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid), divulgada nesta quinta-feira (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A pesquisa diz que cerca de 20,4% dos testados, o que representa 2,7 milhões de pessoas, obtiveram resultado positivo. 

Dos 13,3 milhões testados, 4,7 milhões fizeram o teste RT-PCR, que utiliza uma espécie de cotonete (swab) – destes, 25,5% tiveram resultado positivo. O teste rápido com coleta de sangue por meio de furo no dedo foi feito por 6,4 milhões e 15,9% foram diagnosticados com a doença. 

Já 4 milhões fizeram o teste de coleta de sangue através da veia no braço e 24,6% tiveram a confirmação de infecção. 

Quanto maior o nível de escolaridade, maior foi o percentual de pessoas que fez algum teste.

Apenas 3,1% das pessoas com fundamental incompleto fizeram o teste. Já a taxa para quem tem superior completo ou pós-graduação salta para 14,2%. 

Testagem por estados

A testagem de pessoas foi maior no Distrito Federal (16,7%), seguida por Amapá (11,0%) e Piauí (10,5%).

Em contrapartida, Pernambuco foi o estado com o menor percentual (4,1%) de testes, seguido por Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul (os três com 4,5%).

Medidas de isolamento

As mulheres e os idosos são os grupos que mais respeitam as medidas de restrição impostas pelos estados e municípios para conter a transmissão do vírus. 

O IBGE diz que, em julho, 4,1 milhões (2%) de pessoas não adotaram nenhuma medida de restrição, 64,4 milhões (30,5%) reduziram o contato, mas continuaram saindo de casa; 92,0 milhões (43,6%) ficaram em casa e só saíram em caso de necessidades básicas e 49,2 milhões (23,3%) ficaram rigorosamente isolados.

Auxílio emergencial

Em julho, 30,2 milhões de lares brasileiros (44,1%), foram beneficiados por auxílio do governo relacionado à pandemia. Isso corresponde a mais 813 mil lares beneficiados, na comparação com o mês anterior (43%).

O percentual de domicílios recebendo o auxílio aumentou em todas as grandes regiões, sendo os maiores no Norte (60,6%) e Nordeste (59,6%). No Sul, 30,9% dos lares receberam o benefício. O valor médio do auxílio subiu de R$ 885 para R$ 896.

Mais Artigos

Aprovado por Unanimidade Projeto da Prefeitura que Garante Promoção Vertical de Servidores A Câmara Municipal aprovou na noite dessa terça-feira, 4 de fevereiro, o Projeto de Lei encaminhado