Pelo menos 74 internos, entre detidos e presos, estão com suspeita covid19 nas unidades penais de todo o país, de acordo com dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, do governo federal.
Leia mais: Profissionais de saúde registram 855 denúncias em SP por falta de EPIs
Os estados que mais registram casos são: Minas Gerais (34), Rio Grande do Sul (26) e São Paulo (14). Apesar de o DEPEN ser responsável pelos presídios federais, o órgão executivo está monitorando as detecções bem como as suspeitas e os óbitos por covid-19, no âmbito nacional.
A contagem engloba Centros de Detenções, Penitenciárias, Casas de Custódia, entre outras unidades penais. Também inclui os detentos, que aguardam julgamento, e ainda os presos, que já têm uma sentença condenatória.
Veja também: Bolsonaro diz que sancionará auxílio a informais nesta terça-feira
As informações são recolhidas por unidade federativa e inseridas no sistema à medida que o órgão tem acesso. Além do número de casos, o DEPEN também acompanha as medidas tomadas em cada estado para prevenção do coronavírus na população carcerária. Os dados são atualizados diariamente, sempre no final do dia.