Líder em nicarbazina no mundo, Phibro atende aos limites de PNA e M4NPC, indicadores de qualidade do anticcodiano para aves

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Phibro Saúde Animal atende aos novos limites dos compostos PNA (paranitroanilina) e M4NPC (nitrofenilmetilcarbamato) presentes na nicarbazina, regulamentados pela Instrução Normativa 117, de 2022, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).  

PNA e M4NPC são impurezas advindas do processo de síntese da nicarbazina e indicadores indiretos da qualidade e do controle do processo de produção. Os teores de PNA e M4NPC não podem ultrapassar 0,1% e 0,4%, respectivamente. 

A Phibro reforça, assim, seu compromisso com as atualizações regulatórias, a qualidade e a segurança dos seus produtos e as exigências dos seus clientes.  

IN 117 é a Instrução Normativa que instituiu novos e mais permissivos LMRs (Limites Máximos de Resíduos) para nicarbazina em músculo e órgãos de frangos de corte no Brasil. Os LMRs passaram de 200 ppb em todos os tecidos para 4.000 ppb em músculo, 15.000 ppb em fígado, 6.000 ppb em rim e 4.000 ppb em pele + gordura.

A tabela a seguir resume as determinações da IN 117 (2022), da ANVISA

Tabela, Linha do tempo  Descrição gerada automaticamente

O uso de anticoccidianos em produção de frangos de corte é uma das ferramentas empregadas para a manutenção da saúde intestinal, bem-estar animal e desempenho zootécnico.  

A nicarbazina, lançada em 1955, está entre os anticoccidianos mais eficazes utilizados em frangos de corte pelos maiores produtores e exportadores de carne de frangos em todo o mundo. Tanto utilizada isoladamente quanto na associação com ionóforos, é um anticoccidiano químico versátil com uso nas fases iniciais de programas anticoccidianos de verão e inverno. 

Nicarbazina é formada pela complexação de duas moléculas: dinitrocarbanilida (DNC) e dimetilhidroxipirimidina (DHP). Somente a DNC tem atividade anticoccidiana, porém seu potencial é aumentado quando complexada com a DHP.  (EFSA, 2008).  

Importante: a simples mistura das duas moléculas (DNC + DHP) não aumenta a atividade anticoccidiana do produto final. É necessária a complexação das moléculas. Uma mistura não balanceada de DNC e DHP é indicativo de produto com menor potencial anticoccidiano e com maior nível de impurezas.  

E, mais: a qualidade da nicarbazina, desde sua síntese até a produção, é condição primordial para a ação anticoccidiana adequada dos programas e deve ser considerada na escolha pelas agroindústrias avícolas. 

A Phibro é a principal produtora de nicarbazina em nível mundial e possui plantas no Brasil para produção de sua linha de anticoccidianos à base de nicarbazina, composta por Nicarmix 25 (nicarbazina 25%) e Aviax Plus (associação de nicarbazina 8% + semduramicina 3%).

Fernanda SouzaTexto Comunicação Corporativa
fernanda@textoassessoria.com.br(+55) 11 96657-6695textoassessoria.com.br
Mais Artigos