Cidade Empreendedora inicia qualificação profissional com cursos gratuitos em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou nesta sexta-feira, 17 de setembro, o início dos cursos promovidos pela carreta do programa Cidade Empreendedora. A primeira qualificação oferecida pela parceria da Prefeitura de Corumbá em conjunto com o Sebrae/MS é a de Costura. A carreta está estacionada ao lado do ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros, localizado na rua Porto Carreiro, nº 1000.

“Essa parceria convênio com o Sebrae/MS está sendo de grande valia. Tenho certeza que os corumbaenses vão ganhar com isso. Assim como os empresários e comerciantes vão ganhar também porque terão pessoas qualificadas que vão poder entrar no mercado de trabalho. A cidade que quer se desenvolver tem que gerar emprego, tem que ter emprego para movimentar o comércio e fomentar a economia da nossa cidade”, disse o prefeito Marcelo Iunes na abertura do curso de Costura.

“Nossa missão é fazer com que nosso município continue crescendo e se desenvolvendo. Estamos trabalhando bastante e para isso contamos com o apoio do nosso parceiro, que é o governador Reinaldo Azambuja, e também do secretário Eduardo Riedel (de Estado de Infraestrutura) para trazermos mais ações e investimentos que permitam gerar mais emprego e renda para a população de Corumbá”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Titular da pasta que gerencia as ações do programa Cidade Empreendedora, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, destacou que o curso dá também o suporte técnico aos participantes. “Há muita gente trabalhando nessa área aqui em Corumbá na área de confecção. Então, o curso traz suporte técnico, com todo equipamento necessário para aperfeiçoamento dessa mão-de-obra. A ideia é dar todo o suporte a esse pequeno empreendedor para que consiga prosperar. Não só essa parte de qualificação profissional, mas toda uma assessoria empresarial”, disse.

Felipe Mendes da Silva, analista de relacionamento do Sebrae/MS, explicou como funcionará a dinâmica da carreta com os cursos de qualificação. “Na parte da manhã e na parte da tarde vai trabalhar justamente essa questão da costura e a parte técnica. Nos dias 17 e 18 dessa semana e depois nos dias 20, para no dia 21 de setembro, retomando de 22 a 24 teremos o curso de Costura. Depois, teremos outros cursos. A cada vem uma carreta com temática diferente”, completou.

Cronograma em Corumbá           

Com capacitações de 8 horas/aula voltadas para área de Costura, a primeira carreta permanece na cidade a partir desta sexta-feira (17) até o dia 24 de setembro e oferece os seguintes cursos: Introdução a Modelagem de Lingerie; Técnicas de Criação de Coleção; Fundamentos de Precificação de Produtos Têxtil; Conserto e Customização de Roupas; Noções de Confecção de Enxoval Para Bebês; e Fundamentos de Modelagem Básica.

A carreta da Panificação permanece, no município, entre 22 e 28 de outubro, com os cursos de Fundamentos Básicos de Panificação; Introdução a Fabricação de Produtos de Panificação e Confeitaria; Introdução a Fabricação de Panettone; Introdução a Fabricação de Cucas Alemãs; Introdução a Fabricação de Pães Doces; e Introdução a Técnicas de Culinária na Cozinha Industrial. Os cursos oferecidos por esta unidade móvel terão duração de 8 horas/aula.

Já a carreta da Transformação Digital estará na cidade do dia 11 a 14 de dezembro, com as seguintes capacitações: Introdução ao marketing digital para o empreendedor; Introdução aos fundamentos de gestão de mídias; Uso da Internet para alavancar seu negócio; Gestão de atendimento para Whatsapp; e Novas tecnologias – realidade aumentada. A duração de cada capacitação é de 4 horas/aula.

Por fim, entre 13 e 15 de dezembro, a carreta da Redução de Desperdício oferece um curso que busca sensibilizar o empresário de como é possível, através de ferramentas de qualidade e de gestão, reduzir desperdício de água, energia e insumos, otimizando o processo produtivo. No caso das duas unidades móveis, as capacitações oferecidas têm 4 horas/aula.

Os cursos serão oferecidos de segunda-feira a sábado, no período da manhã das 8h às 12h, e à tarde, das 13h30 às 17h30, de acordo com carga horária de cada capacitação. Interessados em participar devem fazer a inscrição prévia na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, das 7h30 às 13h30, localizada na rua Cuiabá, nº1333. Para dúvidas e informações, entre em contato pelo telefone (67) 3907-5185.  Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

Início curso cidade empreendedora
Mais Artigos