Com 10 estados já em funcionamento, MS só deve emitir nova identidade digital em novembro

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A nova Carteira de Identidade Digital já é emitida em 10 estados brasileiros, mas o sul-mato-grossense vai ter que esperar algum tempo para poder usufruir do novo documento.

O documento digital unificou o CPF como “registro geral, único e válido para todo o país”. A forma tradicional é separada por unidades da federação. Em Mato Grosso do Sul, segundo a Sejusp (Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública), o novo RG começará a ser emitido dentro do prazo estipulado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O prazo para a adesão dos estados foi prorrogado de 6 de março para 6 de novembro de 2023. No ano passado, a Sejusp chegou a informar que começaria a emissão do novo documento em janeiro de 2023, o que não se cumpriu.

“O Estado está atuando conforme orientação da nova portaria. Os procedimentos para adequação do novo RG estão em fase de implementação”, diz nota enviada para nossa equipe

A nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) substituirá o RG (Registro Geral) e não terá taxa para segunda via, como ainda é cobrado no modelo atual.

10 estados já emitem

Somente Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão emitindo o documento. Conforme o Poder360, Paraná e Pernambuco ainda passam por testes.

De acordo com a Agência Brasil, a meta do Ministério da Justiça é emitir 1,4 milhão de novos documentos, o que vai melhorar o fluxo de segurança pública e de viagens internacionais para o Mercosul.

Assim como MS, segundo o Poder360, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Maranhão, Tocantins, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe, Bahia e Espírito Santo ainda não aderiram. Os estados têm até 6 de novembro para aderir ao novo documento.

Como emitir a identidade atualmente?

Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve conectar-se ao endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento. Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da sua nova identidade ou da segunda emissão, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barra.

Endereços dos Postos de Identificação

Posto de Identificação Central – PI 02 – Endereço: Rua Marechal Rondon, 1.380 – 1º piso – Pátio Central Shopping. Fone: (67) 3384-3100. Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Posto de Identificação Prático Aero Rancho – PI 04 – Endereço: Av. Marechal Deodoro, s/n, bairro Aero Rancho (em frente ao terminal do Aero Rancho) – Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Posto de Identificação Prático Cel Antonino – PI 05 – Endereço: Rua Santo Ângelo, 51, bairro Cel Antonino (ao lado do terminal General Osório) – Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Posto de Identificação Prático Guaicurus – PI 72 – Endereço Av. Guri Marques, 5111, bairro Universitário II (em frente ao terminal Guaicurus) – Com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Mais Artigos