Programa Povo das Águas atende mais de 170 famílias ribeirinhas na região do Alto Pantanal

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O programa social Povo das Águas levou atendimento a 171 famílias durante ação executada entre os dias 14 e 20 de abril na região do Alto Pantanal. Realizado pela Prefeitura de Corumbá, sob coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

Foram realizados 311 atendimentos médicos, 353 atendimentos de enfermagem, 38 atendimentos odontológicos com 77 procedimentos odontológicos, além da entrega de 266 kits de escovação dentária e 138 aplicações de flúor. Houve a aplicação 632 doses de vacinas de rotina em 285 pessoas. Também foram aplicadas 183 doses de vacinas contra a covid-19 e 266 contra influenza H1N1. A equipe da Saúde Municipal ainda realizou 15 visitas domiciliares e fez 05 curativos.

O Povo das Águas ainda fez o atendimento a 28 urgências de pessoas com pressão alta. Vinte e sete ribeirinhos receberam medicação injetável e foram promovidas 10 palestras com orientações em saúde.

Durante os trabalhos na região do Alto Pantanal foram 42 ações de planejamento familiar (medicação); 87 atendimentos para hipertensão arterial (medicação) e 07 em saúde mental; 02 gestantes foram atendidas. Também foi realizado o atendimento médico de 73 crianças e administração de vitamina A para 30 pessoas. Foram realizados 10 testes rápidos de gravidez.

O CRAS Itinerante realizou o atendimento a 171 famílias totalizando 545 pessoas; também promoveu 171 encaminhamentos e orientações; 157 atualizações do PAIF. Ainda foram 30 atualizações do Cad Único e 04 inclusões no Cad Único; além de 19 registros de BPC/Idoso e Deficiente.

As equipes também fizeram 38 visitas domiciliares, entregaram 157 cestas básicas com kits de limpeza e higine e 68 lonas. O programa Fluxo Legal fez a entrega de absorventes higiênicos para 77 mulheres.

O Povo das Águas fez a distribuição de 329 frascos de hipoclorito de sódio e transmitiu orientações a 78 ribeirinhos sobre os cuidados com a água para consumo. Levou atividades lúdicas e pedagógicas para 148 crianças e adolescentes e fez 25 distribuições de sementes de rúcula e 49 de salsa.

Também houve vacinação de gatos (05); vacinação antirrábica cães (60); leventamento para castração de cães (173); levantamento para castração de gatos (55); pesagem do Bolsa Família (80); atendimento a pacientes com HA/DM (12) e de deficiente mental/medicação (02).

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica (CRAM) fez os seguintes atendimentos: 133 mulheres receberam orientações individuais; 05 rodas de conversa com as adolescentes; 205 participantes em palestras educativas e 03 grupos de contações de histórias para crianças.

Parceira do Povo das Águas, a Defensoria Pública da União (DPU) realizou 150 atendimentos, sendo 45 inicial/ajuizamento; 46 retornos; 30 orientações jurídicas; 21 encaminhamentos e houve 08 inviabilidades jurídicas.

A equipe da Defesa Civil de Corumbá realizou oficinas de primeiros socorros para homens e mulheres e orientações sobre salvamento.

Mais Artigos

Festival de Pesca DO Pantanal:Inscrições Abertas

As Fundações de Meio Ambiente, Turismo e de Esportes estão funcionando em horário estendido para receber inscrições para o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá. Por determinação