Prefeito participa das comemorações dos 375 anos do Exército

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes participou da cerimônia do Dia do Exército nesta quarta-feira, 19 de abril. A solenidade, no quartel do 17º Batalhão de Fronteira, celebrou os 375 anos da instituição militar. A data faz referência à Batalha de Guararapes (no ano de 1648), quando foram constituídas as raízes da mais antiga das três forças armadas brasileiras para defesa e reconquista do território nacional, ocupado pelos holandeses na região Nordeste do Brasil.

“O Exército Brasileiro é um grande parceiro das ações da Prefeitura. Estamos sempre à disposição para apoiá-lo. É uma instituição que atua na defesa da soberania da nossa Pátria e, dessa forma, também garante a segurança de Corumbá aqui na fronteira. O Exército é uma instituição que também incentiva a geração de renda em nossa cidade, são cerca de 1.100 militares e a maioria vive aqui em Corumbá, o que possibilita a movimentação da economia local. Agradecemos ao Exército pela parceria e reforço que estamos à disposição sempre”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

Na cerimônia também foi feita a entrega do “Diploma de Amigo da Dezoito Brigada” para personalidades civis que se destacaram na prestação de serviços ao Exército Brasileiro. O vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto foi um dos agraciados com a homenagem. “Traz imensa alegria receber esse reconhecimento. Agradeço ao Exército Brasileiro e ao general de brigada Zanon por esse diploma a mim concedido”, disse o vice-prefeito.

Também receberam o reconhecimento Ana Cláudia Boabaid (diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal) e Ricardo Ametlla (secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

Comandante da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, general de brigada Marcelo Zanon Hernisch, leu a Ordem do Dia do Comandante do Exército, general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Dia do Exército

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril. A data homenageia a força e presença do exército nacional brasileiro como entidade de proteção do território e nação brasileira.

O Dia do Exército é celebrado em memória da Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Neste episódio, um grupo de brasileiros, de diferentes etnias, mas com o mesmo sentido patriótico, se reuniu pela primeira vez para combater a dominação holandesa.

Oficialmente, o Exército Brasileiro foi criado em 1822, como um órgão subordinado ao Ministério da Defesa. Atualmente o Dia do Exército Brasileiro serve para comemorar essa vitória, enaltecer o espírito patriótico brasileiro e para divulgar a importância dessa Força Armada.

Mais Artigos

Em Corumbá homem espanca mulher na fazenda

Germano Junior tentou tirar a vida dessa moça de nome não revelado. O fato acorre na Fazenda são Gabriel na Região da Nhecolandia zona rural de Corumbá.Segundo a

Homem mata jovem a golpes de foice

Um rapaz de 28 anos foi morto a golpes de foice na tarde desse domingo (27) em Maracaju, a 157 km de Campo Grande. Segundo a polícia, o