Acordo com cartórios conclui integração à RedeSim e agiliza trâmite de abertura de empresas em MS

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mato Grosso do Sul se destaca novamente em nível nacional ao concluir a integração de diferentes instituições na RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) para agilizar o processo de abertura de empresas.

Em uma reunião na tarde de segunda-feira (23), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, foi firmado o Acordo de Termo de Cooperação Técnica entre a Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul), órgão vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a Anoreg/MS (Associação dos Notários e Registradores e Mato Grosso do Sul).

Participaram do ato, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Contar; o corregedor geral do TJ/MS, desembargador Luís Tadeu; o diretor presidente da Jucems, Augusto César Ferreira de Castro; o presidente da Anoreg/MS, Leandro Augusto; além de assessores da Jucems e do TJ/MS.

A RedeSim foi criada pelo governo federal pela Lei nº 11.598 de 2007. Trata-se de um conjunto de sistemas informatizados que operam entre si e são colocados à disposição do cidadão para realizar o processo de registro e legalização das pessoas jurídicas de forma simplificada e ágil, proporcionando mais celeridade e desburocratização. 

Integram a RedeSim em Mato Grosso do Sul todos os órgãos envolvidos nos trâmites abertura de empresas: o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), responsável pela gestão do programa; a Junta Comercial, que registra as empresas comerciais, industriais e de serviços em geral; a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), responsável pela abertura de empresas advocatícias; e os Cartórios, onde são abertas as entidades da sociedade civil (Ongs, Oscips) e igrejas, por exemplo.

Além dessas instituições – que são responsáveis pela abertura de empresas – estão integrados à RedeSim, também, todos os órgãos que conferem a inscrição tributária federal, estadual e municipal e os licenciamentos ambiental, sanitário e de segurança. Todo esse serviço é feito por meio digital, reduzindo burocracia e simplificando o processo; possibilita que o empresário faça todos os procedimentos para abertura ou alteração cadastral de uma empresa em um mesmo local, de forma mais ágil e segura.

A integração dos cartórios tem o objetivo de promover, de forma simultânea, o registro de empresas, bem como a inscrição cadastral de empresas nos âmbitos federal, estadual e municipal; assegurar, de forma permanente e coordenada, o intercâmbio e a integração de informações cadastrais de registro e de licenciamento de empresas; propor, de forma assertiva, evoluções e os ajustes necessários para fins de operacionalização da integração Estadual; efetivar o compartilhamento de informações de operacionalização do Integrador Estadual com os cartórios, obedecendo ao modelo de integração estadual; garantir a integralidade dos dados coletados via integração estadual, mediante conferência das informações disponibilizadas, entre outras obrigações.

A integração à RedeSim coincide com o processo de digitalização dos procedimentos da Junta Comercial, que teve início em 2018, quando o tempo médio para abertura de uma empresa, no órgão, era de 44 horas. Na última informação do sistema, de janeiro desse ano, esse processo já durava em média 3 horas e 20 minutos. Agilidade e simplicidade estimulam o empreendedorismo, conforme demonstram os números. Pelo segundo ano consecutivo, Mato Grosso do Sul registra recordes na abertura de empresas. Foram 9.602 empresas registradas no exercício de 2022, número 3.55% acima do apurado em 2021, quando o Estado ganhou 9.273 novas firmas.

Essas transformações trazidas pela tecnologia e simplificação dos processos – que se estende ao licenciamento ambiental – faz com que Mato Grosso do Sul atraia cada vez mais empresas, fator que é favorecido também pela política de incentivos do governo e investimentos públicos em setores estratégicos para o desenvolvimento, ponderou o secretário da Semadesc, Jaime Verruck. “Esse conjunto de fatores possibilita ao Estado recordes consecutivos na abertura de novas empresas e um crescimento substancial no Produto Interno Bruto que se reflete na melhoria da vida das pessoas como um todo”, pontuou.

Mais Artigos