Mais de oito milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mais de 8 milhões de brasileiros foram vítimas de golpes financeiros no intervalo de 12 meses. Essa é a estimativa da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, que coletou dados de 800 pessoas em todo o país. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dos entrevistados, 22% informaram ter sido vítima de algum tipo de fraude, como transferência financeira para golpista que se passa por conhecido, cartão clonado ou empréstimo fraudulento.

A educadora física Graciara Barbosa, de 43 anos, fez um empréstimo consignado no banco. Em seguida, começou a receber ofertas para portabilidade do consignado para outra instituição com redução do valor e da quantidade de parcelas. Seduzida pelas condições oferecidas, Graciara aceitou a proposta. A educadora física teve que buscar um advogado para resolver o problema. Ela conseguiu cancelar o segundo empréstimo, o do golpe, e ainda aguarda o ressarcimento dos valores perdidos.

A pesquisa sobre golpes financeiros revelou que cerca de 4 de cada 10 pessoas lesadas entraram na Justiça para reaver as perdas. Sendo que um terço não conseguiu recuperar o dinheiro perdido.

Para o gerente-executivo da Confederação dos Dirigentes Lojistas, Daniel Sakamoto, as facilidades tecnológicas aumentam as possibilidades de golpes.

Além de perder dinheiro, a vítima do golpe financeiro pode ter prejuízos mais duradouros. A pesquisa mostrou que um terço dos consumidores prejudicados ficaram com o nome sujo na praça por causa da fraude.

Mais Artigos