Maia reage. E uma nota a eventuais golpistas sobre a lealdade de Bolsonaro

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um dos alvos principais da fúria de Jair Bolsonaro e seus golpistas, reagiu com firmeza ao ato destrambelhado do presidente. Em nota nas redes sociais, afirmou: “O mundo inteiro está unido contra o coronavírus. No Brasil, temos de lutar contra o corona e o vírus do autoritarismo. É mais trabalhoso, mas venceremos. Em nome da Câmara dos Deputados, repudio todo e qualquer ato que defenda a ditadura, atentando contra a Constituição” E ainda: “Para vencer esta guerra contra o coronavírus precisamos de ordem, disciplina democrática e solidariedade com o próximo”. Observou o presidente da Câmara:
“São, ao todo, 2462 mortes registradas no Brasil. Pregar uma ruptura democrática diante dessas mortes é uma crueldade imperdoável com as famílias das vítimas e um desprezo com doentes e desempregados”. Rodrigo Maia afirmou que os parlamentares não podem perder tempo com retóricas golpistas: “Não temos tempo a perder com retóricas golpistas. É urgente continuar ajudando os mais pobres, os que estão doentes esperando tratamento em UTIs e trabalhar para manter os empregos. Não há caminho fora da democracia”. Bem, é isso mesmo. A retórica golpista não pode ocupar o Brasil, mas não dá para ignorar a gravidade do que fez Bolsonaro .
Mas é claro que ele não é o Parlamento. É preciso que deputados e senadores se conscientizem do risco que representa o que se viu neste domingo. Afinal de contas, o presidente deixou claro: não quer negociar nada! Quem não quer negociar quer impor. Cabe ao Parlamento brasileiro dizer até onde ele pode ir. E os que decidirem ser seus aliados na sua trajetória tresloucada podem, no céu, pedir informações sobre a sua lealdade ao ex-ministro Gustavo Bebianno, seu braço-direito na campanha eleitoral e que foi chutado com menos de dois meses de governo.

Na terra, há o correto general Santos Cruz, que parece ter sido defenestrado por excesso de honradez, além de metade ou pouco mais da bancada do PSL. Os militares que eventualmente estejam endossando a sua escalada protogolpista não devem se esquecer de que, como disse o poeta, o beijo é a véspera do escarro. No caso de Bolsonaro, isso é uma divisa. Embora tenha passado boa parte do domingo em conversas com senadores, deputados, ministros do Supremo e ministros que atuam no Planalto, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, preferiu não se manifestar. Tomara que seja apenas o cálculo da prudência, não a omissão calculada.

Mais Artigos

Vacinação contra a influenza está na reta final

A vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, está na reta final. O município já vacinou 35.334 pessoas, e ainda dispõe de 8 mil doses para a população em geral, inclusive para pessoas que não fazem