A Prefeitura de Corumbá tem trabalhado para ampliar, melhorar e diversificar a produção da agricultura familiar no município. Uma das alternativas adotadas na região, é o fortalecimento da piscicultura, uma parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Corumbá.
Nessa quinta-feira, 01º de dezembro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, o secretário-adjunto, Luciano Leite, e o superintendente de Agricultura Familiar, Éder Luiz Zambelli Fatah, acompanharam o trabalho realizado no Tamarineiro 2 Norte.
Juntamente com técnicos da Prefeitura, a equipe visitou o sítio do senhor Antônio Felizardo Filho, que se prepara para tornar-se um dos beneficiários do programa ATEeG (Assistência Técnica e Gerencial) Piscicultura. “Com esse apoio, o produtor vai conseguir melhorar o sistema de tanques para criação de peixes”, explicou o secretário Cássio Augusto.
“Essa é mais essa linha de atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Superintendência de Agricultura Familiar, apoiando os produtores para terem condições e preço competitivo para abastecer o mercado local. É bom para o produtor e principalmente para o consumidor, que terá acesso a alimentos de qualidade e com melhores preços”, completou o secretário.
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeGna propriedade é realizada em cinco etapas que incluem o diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico e adequação tecnológica, capacitação profissional complementar, e avaliação sistemática de resultados. Em Corumbá, o programa beneficiou 46 produtores familiares.
Os produtores beneficiados integram o programa de Assistência Técnica e Gerencial para produção de Hortifrutis (ATeG Hortifruti). O programa é uma ferramenta de melhoria da gestão do negócio, produtividade e sustentabilidade das propriedades rurais de Mato Grosso do Sul.