Prefeitura vai realizar obras de reforma no Museu Casa do Dr. Gabi

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá inicia, nos próximos dias, a reforma do Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória. Gerido pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, o lugar guarda um acervo bastante rico e serve de base para falar um pouco sobre a história mais recente da cidade, a partir das características arquitetônicas do prédio, das peças e obras de arte expostas e da própria história de vida do casal que construiu e habitou a residência.

Gabriel Vandoni de Barros e Augusta Gomes da Silva Barros, também tratada como “Neta”, tiveram papéis importantes no contexto social, educacional e cultural corumbaense, e esses fatos são destacados durante as visitas mediadas realizadas no Museu.

Além de contar com a exposição permanente, o local tem sido palco de muitas atividades culturais, principalmente aquelas ligadas ao contexto literário e ao atendimento dos agentes culturais locais, de gestores e de pesquisadores.

Mesmo mantendo atividades restritas, em virtude da pandemia Covid-19, a Casa do Dr. Gabi realizou, nos últimos dois anos, diversas ações incluindo linguagens artísticas e temáticas diferenciadas, de forma virtual, para o público em geral, participante de eventos como a Semana Nacional de Museus, a Temporada de Inverno e a Primavera dos Museus, além dos atendimentos presenciais aos artistas, com as atividades realizadas pela Fundação.

A obra incluirá reforma de todo o telhado, elétrica e pintura geral do prédio e deve ser concluída ainda este ano. Para concretização da proposta, todo o acervo e mobiliário está sendo retirado do Museu e será armazenado pela Fundação de Cultura em local apropriado. A programação virtual da Casa continuará a ser executada e os interessados podem acompanhar através das redes sociais (Instagram: @casadr.gabi e YouTube: Casa do Dr. Gabi).

Outros canais de comunicação com a comunidade serão mantidos, assim os interessados podem entrar em contato por email (casadrgabi@gmail.com) ou pelo whatsapp/telefone (67) 3907-5269.

Mais Artigos