Prefeito acompanha mega-ação de combate à dengue no bairro Cravo Vermelho

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou na manhã desta quinta-feira, 23 de setembro, os trabalhos da mega-ação de combate à dengue no bairro Cravo Vermelho.  A iniciativa busca a eliminação de pequenos e grandes depósitos – que podem servir de criadouros para o mosquito da dengue –; a colocação de telas e campanhas educativas junto à população.

“Pedimos o apoio da comunidade que recebem os agentes nas casas e nos ajude nesse trabalho. Essa mega-ação aqui é muito importante, é uma medida de proteção para toda a população. Nossas equipes estão aqui trabalhando com empenho. Ao tirar entulhos, a gente tira depósitos que podem servir de criadouro para o mosquito da dengue. É um trabalho que a Prefeitura sempre faz, mas agora estamos intensificando a ação com as equipes da Secretaria de Saúde e também com apoio do CRAS. É muito importante esse trabalho e temos a certeza que os casos de dengue vão diminuir em Corumbá”, disse Marcelo Iunes na abertura do segundo dia da mega-ação.

Desde a quarta-feira, dia 22, os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde percorrem as ruas do Cravo Vermelho e, de casa em casa, orientam moradores sobre as medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya –; também repassam informações sobre leishmaniose e febre amarela e promovem o recolhimento de entulhos dos quintais das casas.

Além das ações nas ruas do bairro, a Prefeitura também está levando orientações para as crianças atendidas pelo CAIJ-CRIPAM. Equipes do Centro de Controle de Vetores (CCV) e do Laboratório Regional de Entomologia do Município repassam informações sobre saúde pública aos jovens. O intuito é conscientizá-los e torná-los multiplicadores das orientações. As palestras são coordenadas pela bióloga Grace Bastos e pela responsável pelo CCV, Eliane Alves Franco de Arruda.

Secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, também participou da abertura do segundo dia da mega-ação. Ela agradeceu pelo empenho das equipes. “Agradecemos a todos por esse trabalho, o secretário Rogério Leite está atento a essa mega-ação, uma iniciativa bastante necessária. Os agentes de endemias são muito importantes, assim como nossos agentes de saúde. Agradecemos a vocês nessa ação e precisamos combater sempre”. A gerente de Vigilância em Saúde, Beatriz Assad, também participou do evento.

Recente Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) identificou o bairro Cravo Vermelho com maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade.

Casos de Dengue

Conforme o último Boletim da Dengue, publicado em 16 de setembro, a cidade possui 3.509 notificações de casos suspeitos, sendo 1.477 casos confirmados, e 2 óbitos.

Os bairros com mais casos confirmados são: Cristo Redentor com 212, Centro com 192 casos, Aeroporto com 149, Maria Leite com 136 e Popular Nova com 113.

Mais Artigos

Caixa paga Auxílio Brasil para beneficiários

A Caixa Econômica Federal paga hoje (17) o Auxílio Brasil para beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 6. O benefício é de, no mínimo, R$ 400 por