Prefeito anuncia programação do Arraial do Banho de São João nesta terça, dia 14

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes anuncia nesta terça-feira, dia 14, a programação oficial do Arraial do Banho de São João 2022. O ato está programado para as 17 horas na Prainha do Porto Geral. A tradicional festa é organizada pela Prefeitura, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá.

Este será o primeiro Arraial após o registro do Banho de São João como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A aprovação aconteceu no dia 19 de maio de 2021, durante reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Os primeiros registros do Banho de São João em Corumbá e Ladário são datados do final do século XIX em jornais da época que já relatavam a forma singular dos festejos juninos nas duas cidades pantaneiras. Estudiosos afirmam que os festejos reúnem uma miscelânea de influências de povos, entre eles, os árabes e portugueses. Também marcam os festejos, o sincretismo religioso, sobretudo entre o catolicismo e as religiões de matrizes africanas.

Mais Artigos

Guarida a morte

O surto do novo CoronaVírus não é o primeiro flagelo que contamina, mata e espalha tanta dor, além de deixar sequelas imprevisíveis em pessoas e famílias vitimadas. Já