Agosto Lilás: Bikeata Pantaneira divulga importância do combate à violência contra a mulher

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Mais de 70 ciclistas participaram da ‘Bikeata Pantaneira 2021’ na manhã deste sábado, 21 de agosto, em Corumbá. A iniciativa, promovida numa parceria da Prefeitura de Corumbá com a Polícia Militar, percorreu 5 quilômetros da parte alta da cidade divulgando a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Integrando a programação do ‘Agosto Lilás’ no município, o passeio ciclístico teve início na Base Comunitária do Kadwéus, no bairro Nova Corumbá. O percurso terminou na praça CEU, no bairro Jardim dos Estados.

A coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim de Lima, acompanhou o evento representando a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Ela ressaltou a atuação da rede de enfrentamento à violência contra a mulher em Corumbá. “Temos uma rede forte, bem integrada, com as instituições interagindo uma com a outra para que nenhuma mulher sofra e venha a morrer diante dessa violência brutal. Esta Bikeata é uma forma de conscientização, mostra para a população corumbaense, população de fronteira que todos nós, toda a sociedade, somos responsáveis pelo combate à violência contra a mulher”, afirmou.

Supervisora do Programa Mulher Segura (Promuse) em Corumbá e Ladário, a tenente da Polícia Militar, Joicy dos Santos Gonçalves, destacou que a Bikeata é um instrumento importante para levar a orientação sobre o combate a violência contra a mulher em todos os níveis. “A bicicleta é democrática, atinge todas as idades. Trabalha a sua saúde física e mental e a socialização. E, a partir desse ano, vamos trabalhar mais ações que levam à valorização da autoestima da mulher e conscientizar sobre a necessidade do combate a essa violência. Também, falar da importância de denunciar a violência doméstica. Ocorrências de emergência em que a mulher está sendo ameaçada, sendo agredida, as pessoas devem ligar imediatamente para o 190 da PM, que a Polícia Militar vai ao local para afastar o agressor dessa vítima e dar o devido encaminhamento. Agora, se essa situação já ocorreu, mas você sabe que aquela mulher sofre aquele tipo de problema, o disque-denúncia é o 180”, explicou a tenente do 6° Batalhão da PM.

Participando do passeio ciclístico, Arlene Inez de Carvalho Costa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, disse ser fundamental chamar a atenção da sociedade para o problema. “O Agosto Lilás visa justamente sensibilizar as pessoas para que voltem um olhar diferenciado às mulheres vítimas de violência. Temos um índice muito grande no Mato Grosso do Sul e no Brasil e Corumbá não é diferente. Esse passeio ciclístico é importante porque vai chamar atenção de uma forma diferente para que todos se conscientizem. Presenciou a violência denunciem”.

“A Funec é sempre parceira de eventos que incentivam a prática de esporte e aqui nossa participação, nosso apoio são fundamentais para que possamos transmitir essa mensagem da importância de todos ficarmos atentos e ajudarmos a combater todo o tipo de violência contra as mulheres”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Luciano Silva de Oliveira.

A realização da “Bikeata Pantaneira 2021 – Agosto Lilás” contou com participações da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat); da Polícia Militar de Corumbá; do Movimento Prossiga; do Programa Mulher Segura (Promuse) da PMMS e Corpo de Bombeiros Militar.

Mais Artigos