Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a terceira edição de 2021 do Programa Social Povo das Águas atendeu 180 famílias ribeirinhas da região do Taquari. O trabalho, que reúne servidores de diversas pastas da Administração municipal, foi realizado entre os dias 23 e 30 de julho e contou com o apoio do 6º Distrito Naval.
“O acesso até essa região é muito difícil, e após a seca do Taquari, a viagem só pode ser feita via terrestre. E por conta da pandemia, que nos exigiu um esforço ainda maior na questão da biossegurança dos servidores e dos ribeirinhos, enviamos uma equipe reduzida para esta fase do Povo das Águas”, explicou a primeira-dama secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.
“Mas mesmos com um número menor de servidores, conseguimos realizar todo o trabalho médico, odontológico, social e assistencial que a essa população tão necessita”, completou Amanda, lembrando que as famílias cadastradas no Taquari e que estejam na cidade durante os atendimentos podem procurar o CRAS Itinerante para serem assistidas. O CRAS Itinerante fica na rua Brandão Junior, n°62, bairro Cervejaria.
No Taquari, a Ação Social distribuiu 180 cestas básicas e cobertores; fez dois atendimentos psicossociais; quatro visitas domiciliares; 101 encaminhamentos; 26 inclusões no CAD Único; dois no BPC (idoso e deficiente); e 93 atualizações do CAD Único. Só a Assistência Social atendeu 583 ribeirinhos na ação.
Na área da Saúde, foram atendidas 50 crianças; sete gestantes; 16 pacientes da saúde mental; nove diabéticos; e 84 hipertensos. Todos os portos receberam palestras e orientações sobre higiene e saúde. Foram entregues ainda 155 escovas de dente e realizados 151 procedimentos odontológicos, enquanto os atendimentos de enfermagem somaram 383 procedimentos e os atendimentos médicos foram de 361.