Um homem, de 53 anos, foi autuado em R$ 35 mil após a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Cassilândia receber denúncias de maus-tratos em virtude de abandono de gado sem pastagem. O crime estava ocorrendo em uma fazenda no município de Três Lagoas, a 326 km de Campo Grande.
A confirmação da denúncia ocorreu nessa sexta-feira (30), após a equipe encontrar na fazenda uma pastagem totalmente degradada, em grande parte apresentando somente a terra sem gramínea. Na propriedade havia 370 cabeças de gado, entre vacas, novilhas e bezerros. Destes bichos, 70 estavam extremamente debilitados e quatro foram encontrados já sem vida pela desnutrição.
A confirmação da denúncia ocorreu nessa sexta-feira (30), após a equipe encontrar na fazenda uma pastagem totalmente degradada, em grande parte apresentando somente a terra sem gramínea.
De acordo com a PMA, um funcionário da fazenda afirmou que a falta de pastagem estava definhando os gados e que a quantidade de alimento disponível não era o suficiente nem para um dia de alimentação.
A equipe conseguiu contato com o proprietário que prometeu levar levar alimento nesse domingo (1º) aos bichos. Porém ele foi autuado administrativamente e multado em R$ 35 mil por maus-tratos aos animais.
Além da multa, o homem responderá por crime ambiental de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de detenção. Ele também foi notificado para fazer a retirada dos animais que estavam buscando alimento em áreas protegidas de matas ciliares e veredas, áreas de Preservação Permanente (APP).