Prefeito destaca importância do Povo das Águas para população ribeirinha

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou na manhã desta segunda-feira, 07 de junho, a saída equipe do programa Povo das Águas para atendimento aos ribeirinhos residentes na região da parte alta do rio Paraguai e rio São Lourenço. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, também esteve no embarque. A ação é realizada com grupo reduzido de servidores em razão da pandemia do novo coronavírus. O retorno à área urbana de Corumbá acontece no domingo, 13 de junho.

“Esse é um dos compromissos que nós temos, na Administração, com o povo ribeirinho. De sempre levar esse atendimento, esse conforto a mais. O acesso à cidade é difícil para eles, e, como sempre, estamos levando médico, dentista, medicamentos. Agora, nesse período de pandemia, estamos levando a vacina [contra a covid-19] para que eles sejam imunizados também. É um direito de todos os cidadãos brasileiros, corumbaenses. Levamos serviços essenciais da saúde, da assistência social, levamos sacolões, lonas, medicamentos. O importante é que estamos conseguindo fazer esse atendimento e cumprir nosso compromisso com a população ribeirinha”, disse o prefeito Marcelo Iunes.

Titular da Secretária de Assistência Social, pasta que coordena o programa, a secretária Amanda Balancieri Iunes, destacou que após ampliação pelo prefeito Marcelo Iunes, o Povo das Águas realiza ações ao longo de todo o ano com a população ribeirinha do Pantanal corumbaense. “É um trabalho que realizamos o ano inteiro, não para. O programa foi ampliado pelo prefeito e, com isso, levamos atendimento às famílias ribeirinhas 12 vezes no ano; antigamente era nove vezes, agora é um trabalho contínuo. Para a Prefeitura é gratificante levar essa estrutura de atendimento a essas pessoas que vivem no nosso Pantanal. Eles vivem isolados e sobrevivem praticamente somente da pesca. Mas, neste período de pandemia está tudo parado, então o Povo das Águas, como eles mesmos dizem, chega num momento em que estão mais precisando”, afirmou a secretária Municipal de Assistência Social.

Todos os servidores envolvidos no trabalho tomarão os cuidados necessários para o período, dentro das normas de biossegurança preconizadas pela Anvisa. Todas as cestas básicas são higienizadas e o contato com os ribeirinhos será feito de forma a evitar a proliferação do vírus, com a utilização de todos os EPIs necessários.

Programação de atendimentos

Na segunda-feira, dia 07, os atendimentos acontecerão nos períodos matutino e vespertino nas regiões do Tagiloma, Tuiuiú, Piuval e Capim Gordura. Na terça, dia 08, serão atendidos os moradores da região do Porto Santa Catarina, das 08h às 12h. Das 14h às 18h as equipes vão atender no Porto Parada Dura (região do Paraguai Mirim), na casa do senhor Gilcimar e dona Jocy.

A quarta-feira, 09 de junho, reserva os serviços para os moradores das regiões São Francisco e Mato Grande, das 08h às 12 horas no porto da Casa do senhor Daniel. Das 15h às 17 horas o atendimento será no Porto Bonfim e Porto São Pedro.

Para a quinta, dia 10, serão atendidos os moradores Aterro do Binega e comunidade do Amolar, das 08h às 12 horas, no Aterro do Binega. Das 14h às 17h30, será a vez de quem mora na Barra do São Lourenço, com atendimento na Escola Municipal da Barra do São Lourenço.

Na sexta, 11 de junho, os serviços serão prestados na região do rio São Lourenço. Das 08h às 12 horas, será no Porto Novo Horizonte do senhor Ramão Godói. E, das 14h ás 16h no Porto Mangueiral.

No sábado, dia 12, as equipes multidisciplinares da Prefeitura vão atender na região do Castelo, das 09h às 14 horas, na Fazenda Boa Esperança Porto do Zequinha. No domingo, 13 de junho, das 08h às 12 horas, a prestação dos serviços será na região Domingos Ramos, no Sítio Talismã do senhor Artur.

O programa Povo das águas

O Programa Social Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.

Equipe multidisciplinar partiu na manhã de hoje para atendimentos (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Equipe multidisciplinar partiu na manhã de hoje para atendimentos (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Equipe multidisciplinar partiu na manhã de hoje para atendimentos (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Equipe multidisciplinar partiu na manhã de hoje para atendimentos (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Mais Artigos