Contra fechamento de agências, Banco do Brasil paralisa atividades nesta 6ª

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Protesto contra a reestruturação anunciada pelo Banco do Brasil deve fechar agências em Campo Grande e outras 27 cidades de Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (28). A paralisação foi anunciada pelo Sindicato dos Bancários e os serviços serão suspensos durante todo o dia. A medida adere a um movimento nacional contra o fechamento de centenas de agências, postos de atendimento e escritórios por todo o País.

O anúncio de reestruturação foi feito no dia 11 de janeiro e, conforme o movimento sindical, sem nenhuma negociação prévia com a categoria. A estimativa é que no processo sejam demitidos cerca de 5 mil funcionários. Somente na Capital e mais 27 cidades do interior, área de abrangência da entidade, podem ser atingidos 690 bancários.

Das 60 unidades do banco nesses locais, a previsão é que pelo menos três agências sejam fechadas e outras três transformadas somente em postos de atendimento. “Essa reestruturação não irá prejudicar apenas os bancários, o número de funcionários já está muito reduzido e o banco vem com essa proposta de reestruturação, piorando o atendimento para clientes e nem um pouco preocupado com a população, que já tem que enfrentar filas enormes todos os dias. Nossa luta também é pela manutenção do emprego desses trabalhadores, principalmente durante a pandemia, que é um momento difícil para todos”, adianta a presidente do sindicato, Neide Rodrigues.

De acordo com ela, as agências do Banco do Brasil já sofrem com desfalques, bancários sobrecarregados e serviço precário. Com a medida, a entidade acredita que o serviço ofertado à população ficará mais precário. O sindicato destaca também o retrocesso para as cidades do interior do Estado. “Não há motivo para essa reestruturação, demitir 5 mil bancários e fechar agências. São ações que não vão contribuir com o crescimento do país, muito pelo contrário, vão gerar ainda mais desemprego, péssimo atendimento, porque não tem funcionário suficiente para atender o público, e municípios pequenos vão ficar sem o banco. Precisamos defender o Banco do Brasil, pois ele é forte, lucrativo e de todos os brasileiros”, pontua a dirigente. Conforme a entidade, o lucro líquido do Banco do Brasil de janeiro a setembro de 2020 foi de R$ 10,189 bilhões.

Mais Artigos