A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Instituto Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), iniciaram com os primeiros cursos de capacitação deste ano.
Os cursos estão sendo realizados no CRAS I e no CRAS Albuquerque. Por conta da pandemia o número de participantes foi reduzido. Segundo a coordenadora do CRAS I Kátia Capille, as capacitações ajudam muito as famílias atendidas no local.
“Aqui no nosso CRAS o atendimento é das pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família. Nós temos cursos de informática, designe de sobrancelha, panificação e até ensinamos como devem administrar o dinheiro delas. Isso nos dá um fluxo muito grande de pessoas sendo atendidas aqui, mas por conta da pandemia tivemos que reduzir o número de participantes em cada curso”, explicou Kátia, lembrando que “as capacitações são de extrema importância, pois ajudam a aumentar a renda das famílias atendidas”.
Mercedes Marlene Gutierre Apaza é um a das mulheres que sempre participa dos cursos que são oferecidos pelo CRAS I. E foi graças a eles que se descobriu sua paixão pelo artesanato. “Eu já fiz aqui uns quatro cursos de artesã, e com todos eles eu sempre ganhei uma renda extra. Agora escolhi esse de ponto cruz, que é mais uma ferramenta para nessa época que estamos mais em casa, possa fazer um dinheirinho, além de ser uma terapia, pois isso me relaxa e me distrai”.
Já no CRAS Albuquerque o curso oferecido é de informática básica e, segunda a coordenadora da unidade, Aurice Alves de Barros, o número de alunos também está limitado e isso faz com que exista uma lista de espera. “A nossa unidade atende as comunidades do Jardim dos Estados, Jatobazinho, Jatobá, Jardinzinho, e Guaraní, além de darmos uma atenção para a área rural”.
Edgar Umar, instrutor do Senar de informática básica e avançada, explicou que essas qualificações vêm a pedido do Sindicato Rural e repassados aos seus parceiros. “Neste caso, temos a Prefeitura sempre como nossa parceira, os cursos que oferecemos tem uma linguagem simples para que todos entendam e buscamos colocar o lado rural para que fique mais fácil, afinal oferecemos uma formação profissional rural”.
Para a Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, a capacitação profissional é de extrema importância para as famílias que são referenciadas nos CRAS. “As famílias que chegam aos Centro de Referência muitas vezes sem expectativa e nossa missão é transformar essa realidade, oportunizando qualificação profissional para o acesso ao mercado de trabalho e consequentemente gerando autonomia financeira para essas famílias”
Segundo Cássio Augusto da Costa Marque, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, essa parceria com o Senar/MS veio para fortalecer as capacitações que o município realiza. “Essas capacitações vem para fomentar a produção, e temos vistos que essa parceria com o Sistema S tem dado muito certo. Agora vamos atrás das parcerias para a parte do comércio e da indústria com o Sebrae, Senac e Senai, para que possamos fortalecer esse lado, uma vez que buscamos sempre auxiliar na parte técnica e na capacitação profissional”.
O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Leite, lembra que nesses quatro anos que existe essa parceria com o Sistema S, só tem crescido e melhorado a parte rural. “Quando começamos em 2017 tínhamos 30 cursos por ano, mas já chegamos a 200 cursos, infelizmente no ano passado não tivemos essas capacitações por conta da pandemia e agora este ano estamos retornando a nossa parceria e já estamos preparados para fazermos 25 cursos por mês. Vamos oferecer cursos profissionalizantes, de assistência técnica no leite e para hortifrúti, além de trazermos o programa Pingo d’água, atendimento odontológico e a saúde do homem e da mulher”.