A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi publicada nesta segunda-feira (5), no Diário Oficial da União.
Bombeiros da Força Nacional de Segurança Pública vão atuar pelo prazo de 30 dias no combate aos incêndios florestais e queimadas no Pantanal de Mato Grosso do Sul. A portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública foi publicada nesta segunda-feira (5), no Diário Oficial da União.
A portaria autoriza a atuação da Força Nacional na região entre este domingo (4) e o dia 2 de novembro. Entretanto, o período poderá ser prorrogado. Uma outra equipe de bombeiros da unidade atua deste o dia 23 de setembro no combate os incêndios florestais no Pantanal em Mato Grosso.
Os militares da Força Nacional vão se somar a uma força-tarefa formada por bombeiros de Mato Grosso, do Paraná e por brigadistas do Prevfogo do Ibama, que já estão na região combatendo os incêndios.
Força-tarefa está atuando no combate a incêndios no Pantanal de MS — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Os militares devem chegar a Campo Grande por volta das 10h desta segunda-feira (5) e depois seguirem para as áreas que estão sendo atingidas pelas queimadas no Pantanal.
De acordo com a portaria do Ministério da Justiça, os bombeiros da Força Nacional vão atuar em atividades de defesa civil, defesa do meio ambiente e nos serviços voltados à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.
Segundo o Ibama, os incêndios já destruíram 3,461 milhões de hectares no bioma Pantanal, sendo 2,053 milhões de hectares em Mato Grosso e 1,408 milhão de hectares em Mato Grosso do Sul.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de janeiro até o dia 4 de outubro foram registrados em Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, 6.916 focos de incêndios, sendo que nas últimas 48 horas, 145 focos registrados.