Uma médica de 57 anos morreu na manhã desta quinta-feira (4) por complicações da Covid-19, em Campo Grande. A pediatra e neonatologista Aby Jaine Moura, chegou a montar uma UTI semi-intensiva em sua casa, onde ficou internada.
Por por conta da gravidade, Aby foi encaminhada nesta semana para um hospital particular da capital, onde foi entubada e morreu em razão de uma pneumotórax – acúmulo de ar entre o pulmão e as costelas.
Segundo a direção do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, onde Aby atuava na Unidade Neonatal do Humap, a médica estava afastada desde dezembro e ficou em casa nesse período onde montou uma UTI semi-intensiva. Ela também era professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS).
Nas redes sociais, colegas e alunos homenagearam a médica. A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, a médica Cláudia Lang, Aby era uma profissional extremamente dedicada e exemplo para os alunos atuais e muitos médicos que se formaram na UFMS.
A enfermeira responsável técnica da UTI Neonatal, Virna Liza Pereira Chaves Hildebrand, também escreveu que estava desolada e reforçou que a médica era uma pessoa incrível, humana, alto astral, harmoniosa, de coração bom, alegre e otimista.