Bandeira do Brasil ‘índios, negros e pobres’ vai para museu de arte moderna do Rio

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Em 2019, em seu bicampeonato, a mangueira apresentou uma nova bandeira do Brasil, com cores diferentes e ao centro, ao invés de “Ordem e progresso”, colocou “Índios, negros e pobres”. Por chamar muito atenção, um objeto carnavalesco terá um destino um pouco diferente, a bandeira está sendo colocada no Museu de Arte Moderna do Rio.

A peça foi criada pelo carnavalesco Leandro Vieira, o desfile da mangueira em 2019 teve o tema “História para ninar gente grande” e no encerramento foi apresentada a bandeira reinventada. No lugar do verde, amarelo e azul, visa-se o verde e rosa, da Estação Primeira.

Após o desfile, a bandeira ganhou muito destaque nas redes sociais, foram milhares de compartilhamentos. Após tanto destaque, a peça poderá ser vista de perto novamente, pois ficará em exposição no museu.

Leandro afirma que esse é mais um passo importante no estreitamento entre o dito meio “tradicional” das artes e o carnaval.

“Acho que nesse momento de não-folia e de lutas pelo reconhecimento da atividade, é muito bacana um artista que cria exclusivamente para o carnaval ganhar espaço na arte contemporânea. O registro dos trabalhadores instalando a bandeira aqui no MAM transmite a ideia de uma nova ordem, a construção de um novo Brasil.”

Em 2020, o carnavalesco também foi indicado ao Prêmio Pipa, o primeiro em 11 anos que pôde ver seu trabalho em um dos catálogos mais prestigiados sobre arte contemporânea.

Mais Artigos

Calote de político pode parar nos tribunais

Campanha de derrotado à prefeitura de Campo Grande terminou há mais de dois meses, mas o assunto não ficou bem resolvido. Dezenas de contratados que trabalharam para o

Município Realiza Medidas Restritivas

No dia 15 de julho, Corumbá registrou a maior alta de caso de Covid-19, 47 novos casos, totalizando 644 casos positivos, 5.696 testados, 81 guardando resultado e 16