Programa Cidade Empreendedora favorece desenvolvimento da economia

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Passado o primeiro mês de execução em Corumbá, o programa Cidade Empreendedora já apresenta resultados positivos. A avaliação é do gerente regional do Sebrae em Corumbá, Matheus Oliveira, durante a Oficina de Planejamento realizada na quinta-feira, 27 de maio.

O ‘Cidade Empreendedora’ é uma parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sebrae/MS. O programa integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver o município.

“Corumbá está bastante envolvida com o programa. Estamos vendo que os empresários já estão sendo atendidos nas suas necessidades de planejamento. Temos consultores atuando em várias áreas e a percebemos o desenvolvimento. Esta semana conversamos com mais de 20 lideranças e estamos trabalhando, com todos, na elaboração do plano de desenvolvimento econômico de Corumbá”, disse o gerente regional do Sebrae.

Titular da pasta que coordena a execução do ‘Cidade Empreendedora’, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, destacou que o programa se mostra favorável para o crescimento da economia corumbaense. “A questão de geração de emprego e renda é uma situação que preocupa toda a população e a administração pública também. A expectativa é de uma ferramenta para acelerar esse processo e a nossa economia possa crescer”, afirmou o secretário.

Cidade Empreendedora

Com o ‘Cidade Empreendedora’, Corumbá vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”.

São várias iniciativas que englobam o ‘Cidade Empreendedora’ e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, estão o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Dados da Receita Federal apontam que em Corumbá, neste ano, 88% da densidade empresarial do município correspondem aos pequenos negócios. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do ‘Cidade Empreendedora’ é direcionada para auxiliar e propor soluções para o empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Mais Artigos