No ponto de apoio montado pela Prefeitura de Corumbá na Escola José de Souza Damy, 220 famílias diretamente afetadas pela chuva foram atendidas pelo Executivo Municipal só nesta quarta-feira, dia 13. Os trabalhos emergenciais na unidade de ensino foram realizados até às 22 horas de ontem. Equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos ficaram de plantão até o início da manhã desta quinta-feira.
Como a chuva deu uma trégua, não houve nenhuma ocorrência durante a madrugada. “Graças a Deus não choveu e não teve a necessidade de mobilizar toda a equipe. Agora, a Assistência Social já estão na rua verificando essas famílias cadastradas e entregando as cestas básicas e fazendo o levantamento para doação dos colchões, lonas e cobertores”, explicou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.
“As roupas doadas e demais materiais estão concentrados lá na escola Damy. Quem tiver a necessidade é só procurar a unidade de ensino que será prontamente atendida”, completou Amanda, que ainda agradeceu todas as pessoas e entidades que apoiaram as famílias afetadas pela enxurrada, em especial a Cripan, a Igreja Internacional da Graça, o Lions Club e a Marinha do Brasil.
Durante todo o dia de ontem, a Prefeitura ainda entregou 245 marmitas (somando almoço e jantar) às pessoas da região e 70 famílias receberam as doações de roupas e utensílios, número que deve subir nesta quarta-feira. Apenas uma família aceitou ser abrigada na Casa de Passagem. Ainda assim, o Poliesportivo segue pronto para receber possíveis desabrigados pelas chuvas.