Prefeitura e Associação Comercial discutem medidas para reduzir impactos durante carnaval

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Prefeitura de Corumbá e Associação Comercial (ACIC) discutiram, nesta sexta-feira, 16 de janeiro, os impactos do Carnaval no Centro Histórico. O objetivo é minimizar transtornos aos empresários do perímetro dos desfiles, sobretudo quanto às interdições de trânsito e à montagem das arquibancadas, sem comprometer a festa.

O encontro foi coordenado pela diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues, com a participação do presidente da ACIC, André Campos. Também participaram a secretária de Governo e Gestão Estratégica, Josileia Rigo Marques; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luiz Henrique da Silva; e a diretora-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), Mariana Ricco.

Segundo Wanessa, o Carnaval de Corumbá ocorre há mais de um século e tem como diferencial a realização em área tombada. “É um museu a céu aberto, o que impõe limitações técnicas para grandes estruturas, mas amplia a relevância cultural do evento em nível nacional”, afirmou. Ela disse ainda que a festa deve ser vista como investimento, por movimentar a cadeia produtiva e gerar impacto direto na economia local.

A ACIC manifestou preocupação com o tempo prolongado de interdições e com a instalação antecipada das arquibancadas, que afetam o acesso aos comércios, a visibilidade das fachadas e as vagas de estacionamento, além de riscos à segurança e redução do fluxo de clientes.

Como medidas de mitigação, a Prefeitura definiu que parte das arquibancadas, em um trecho da rua Frei Mariano, será montada apenas na semana anterior ao evento, com liberação da frente de alguns estabelecimentos, e desmontada imediatamente após o Carnaval, a partir da Quarta-feira de Cinzas. Os horários para coleta de lixo e início das interdições das ruas também foram debatidos, assim como a flexibilização do período para carga e descarga de mercadorias.

Também participaram do encontro o superintendente de Indústria e Comércio, Helder Assad; os fiscais de trânsito Adriano de Oliveira e Johny Canavarros; o gerente de eventos, Thiago Ramos, e as assessoras de Gabinete do prefeito, Vanessa Gomes e Silvana Ricco.

Mais Artigos