Rajadas de vento atigiram atingiram algumas cidade de Mato Grosso do Sul

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Rajadas de vento atingiram várias regiões de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19) e devem se intensificar nas próximas horas com a chegada de uma frente fria. Há risco de temporais no sul e sudoeste do estado. Em Campo Grande MS, apesar do tempo firme pela manhã, a previsão é de pancadas de chuva no decorrer do dia.

Desde as primeiras horas da manhã, os ventos já chamavam atenção em várias cidades do estado. Em Campo Grande, as rajadas chegaram a 30 km/h. Segundo os meteorologistas, o fenômeno está relacionado à frente fria que se formou no Sul do Brasil.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com alerta laranja e amarelo para várias cidades do estado. As pancadas devem ser localizadas, com risco de raios e ventos que podem atingir até 85 km/h.

Ventos e chuvas

O sistema deve ganhar força ao se deslocar para alto-mar, puxando mais umidade do oceano em direção a Mato Grosso do Sul. Com isso, a previsão é de mais chuva em parte do estado nesta quarta-feira (20).

Em algumas regiões, como o sul do estado, os ventos podem ultrapassar os 70 km/h. Já nas demais áreas, a velocidade deve variar entre 40 km/h e 70 km/h. As rajadas podem causar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia.

Até o momento, as maiores velocidades de vento registradas foram:

  • Aral Moreira: 58 km/h
  • Bandeirantes: 54 km/h
  • Ponta Porã e Amambai: cerca de 50 km/h
  • Angélica: 45 km/h
  • Campo Grande: 43 km/h

Previsão para semana

Em Campo Grande, o tempo deve continuar instável ao longo da quarta-feira (20). A previsão é de pancadas de chuva com períodos de melhora. À tarde, podem ocorrer chuvas mais fortes. A temperatura deve cair um pouco, mas o tempo permanece abafado.

Cidades como Caarapó, Angélica, Dourados e Jardim podem registrar acumulados entre 20 mm e 28 mm. Nessas áreas, há maior risco de transtornos, como queda de árvores e falta de energia elétrica.

Já em regiões próximas a Aquidauana e Corguinho, a chuva deve ser mais fraca e isolada. Apesar da instabilidade em parte do estado, o calor ainda predomina em outras áreas. A massa de ar quente que caracteriza o “veranico” começa a atuar com mais força nesta quarta-feira, especialmente no norte e nordeste de Mato Grosso do Sul.

Em Paranaíba, a máxima prevista é de 37 °C. Em Inocência e Coxim, os termômetros devem chegar a 35 °C. Nessas regiões, não há previsão de chuva.

Nas áreas onde não deve chover, a umidade do ar também preocupa. Em cidades como Campo Grande e Corumbá, os índices podem ficar em torno de 12%, o que representa nível de emergência. Em Batayporã, a umidade pode chegar a 21%.

Na quinta-feira (21), a frente fria se afasta de Mato Grosso do Sul, e o tempo volta a ficar firme na maior parte do estado.

Mais Artigos

Assista a Historia de Beto Avelar

Feirante, Advogado, Chapeiro, alguém que já descarregou material de construção para poder ganhar dinheiro e colocar comida em casa, características de superação, que está no dia a dia