Campanha intensa de divulgação em relação à Taxa de Resíduos Sólidos (TRS), a conhecida ‘Taxa do Lixo’, é o que está cobrando o vereador Allex Dellas, como forma de melhor informar a população sobre as alterações ocorridas no final da semana passada, bem como em relação aos canais competentes caso o contribuinte deseje solicitar revisão.
A solicitação foi feita na sessão de ontem, segunda-feira, 13, e direcionado ao prefeito Marcelo Iunes, com cópia ao secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva.
O vereador diz que é preciso dar maior publicidade em relação ao assunto para que “os contribuintes tomem conhecimento de todas as formas de pagamento, a vista ou parcelado, e ainda saiba que podem solicitar a revisão dos valores cobrados se estiverem com erro”.
KIT ESCOLAR
Como forma de evitar atrasos na entrega do kit escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), o vereador está pedindo informações sobre o andamento do processo licitatório para aquisição dos uniformes visando o ano letivo de 2024.
O pedido foi direcionado ao secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu. No documento, além de informações sobre a licitação, ele busca saber se já há um cronograma de entrega do kit no próximo ano, observando que isso deve ocorrer no início do próximo ano letivo.
INFRAESTRUTURA
Por meio de indicação, o vereador Allex Dellas solicitou ao secretário Ricardo Ametlla, de Infraestrutura e Serviços Públicos, a realização de estudos de viabilidade para execução de obras de drenagem e pavimentação asfáltica da Rua Pará entre as ruas 21 de Setembro e Luiz Feitosa Rodrigues, no Bairro Jardim dos Estados
Ressaltou ser uma solicitação dos moradores e de outras pessoas que transitam pelo local, com dificuldades, em virtude das atuais condições de trafegabilidade, inclusive para ter acesso aos imóveis.
TRÂNSITO
Já ao diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), José Wagner de Oliveira Junior, o vereador reivindicou mudança no conjunto semafórico existente na Rua Porto Carrero com a Major Gama, passando de dois para três tempos.
No documento, explicou que a alteração visa garantir mais segurança para condutores e pedestres. “É um cruzamento com muitos acidentes e a conversão de dois para três tempos, vai proporcionar fluidez ao tráfego e minimizar riscos de acidentes”, explicou.
Reivindicou serviços de manutenção de pintura de redutor de velocidade existente na Rua Dom Pedro II entre as ruas Firmo de Matos e 7 de Setembro, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, como forma de garantir segurança para as crianças, jovens e suas famílias que trafegam pelo local, onde o fluxo de veículos é intenso. É bom lembrar que existe uma escola na região, o que aumenta o fluxo de pessoas.
PONTOS DE ÔNIBUS
Outro pedido à Agetrat se refere a substituições de pontos de ônibus localizados nas ruas Dom Aquino entre Edu Rocha e Luiz Feitosa Rodrigues; Firmo de Matos entre América e Colombo; Firmo de Matos entre Colombo e Cabral, e Edu Rocha entre Dom Pedro II e São Paulo.
Disse que isso se faz necessário e que a ausência de manutenção e más condições dos abrigos geram transtornos às pessoas que utilizam do transporte público coletivo para deslocamento ao trabalho ou para os demais afazeres do dia a dia, uma vez que, ficam expostos ao tempo, sol ou chuva. Informou também que as condições atuais dos assentos, obrigam idosos e pessoas com crianças de colo, aguardar o ônibus em pé, sem nenhum conforto.
EU AMO CORUMBÁ
Por meio de requerimento, Allex pediu à diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal de Corumbá, Elisângela Sienna da Costa Oliva, informações referentes à data de instalação do letreiro ‘Eu Amo Corumbá, em pontos estratégicos da cidade, como forma de desenvolver um sentimento de pertencimento, além de fomentar o turismo e valorizar o que a população tem de melhor, a hospitalidade.