Catedral de Nossa Senhora da Candelária será reaberta nesta sexta-feira

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Catedral de Nossa Senhora da Candelária será reaberta nesta sexta-feira, 25 de março. A Matriz foi interditada em 2016, quando grande parte da estrutura de gesso do teto caiu. A partir de então, foi iniciado um longo processo de restauração e requalificação, que está em fase de conclusão pela Prefeitura. A obra conta com aporte financeiro do Governo Federal, por meio da Iphan via PAC das Cidades Históricas, e do Governo do Estado, via Fundação de Cultura.

As intervenções buscaram valorizar a estética original e incluem pintura, piso, recuperação interna da torre. O evento de reabertura da Igreja começa às 16 horas, com uma quermesse na Praça da República. Às 17h30 uma procissão com a imagem da Santa sairá da frente da Igreja Nossa Senhora da Caacupê com destino à Matriz.

A cerimônia de dedicação da Catedral, com reabertura dos portões da Igreja, está marcada para começar às 18 horas. Após a celebração, por volta das 20 horas, a quermesse será retomada na praça com a apresentação de diversas atrações musicais, inclusive o show regional da dupla Alex e Ivan, oferecido pelo Governo do Estado.

Nossa Senhora da Candelária é Padroeira de Corumbá, por isso o dia 2 de fevereiro é feriado municipal, decretado pela Lei Municipal nº 985, de 15 de outubro de 1987. O Dia da Padroeira de Corumbá também está incluído no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, por força da Lei 5.438/2019.

A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas do Estado, foi construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19 e, desde 2017, é Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá. Em 2021 foi tombado pelo governador Reinaldo Azambuja como Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.

O templo foi erguido com elementos da arquitetura eclética em frente à Praça da República, onde se deu a heroica retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em seu altar, destaca-se um brasão da coroa portuguesa, o que indica as influências europeias no bem, e guarda também uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.

Mais Artigos

Moradora encontra cobra na sala de casa

Uma moradora se deparou com uma cobra na sala de casa, no início da tarde de terça-feira (13), em Corumbá,área urbana do Pantanal de Mato Grosso do Sul.