Prefeito determina início de procedimento que vai regularizar 1.396 lotes em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A Prefeitura de Corumbá começou esta semana o trabalho que vai regularizar, neste primeiro momento, 1.396 lotes no município. O Executivo Municipal montou toda uma estrutura para a ação. Coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), a iniciativa reúne as Gerências de Georreferenciamento, de Habitação, de Regularização Fundiária e a Superintendência Administrativa e Processual da SISP.“O lote regularizado é muito importante, a regularização assegura direitos ao proprietário do terreno”, destacou o prefeito Marcelo Iunes.

“Esse trabalho é uma determinação do prefeito Marcelo Iunes que começamos a materializar. As ações efetivas começarão somente após o chamamento dos beneficiários. Internamente, a Prefeitura já trabalha a parte de levantamento destes lotes que vão ser contemplados”, disse o secretário Ricardo Ametlla (Infraestrutura e Serviços Públicos). Inicialmente, serão beneficiados com a regularização lotes localizados nas regiões do Loteamento Primavera, Detran, Guanabara, Jardinzinho, Jardim Aeroporto, Aroeira, Guanã 1, Cravo Vermelho 1 e 2 , Tarumã, Piúva, Ipê.  Locais mapeados pela Gerência de Regularização Fundiária.

Foto: Renê Marcio Carneiro/PMC

De acordo com Ametlla, será feita a regularização em nível de escrituração em cartório. “Aquela população que hoje está no terreno que ainda não está regularizado cartorialmente, vai passar a ser registrado. Vai ter realmente uma escritura pública em cartório no nome dessa pessoa. Tendo a propriedade do lote do terreno, automaticamente ela vai ter possibilidade de regularizar aquela construção, aquele imóvel”, explicou o secretário.

“O trabalho será em duas fases. Hoje temos  1.396 lotes, mas nosso objetivo é regularizar em torno de 4 mil lotes. É um trabalho extenso,  inclui o levantamento em campo, a entrevista pessoal com o beneficiário, o processamento dos dados até chegar ao cartório para, enfim, fazer a escrituração”, esclareceu Ricardo Ametlla.

O secretário antecipou que devem ser promovidos mutirões nos bairros para o serviço de regularização. “Vamos ter pontos de atendimento à população, para levar informação aqueles que, inicialmente, estarão sendo contemplados. Vão ser previamente convocadas”, assegurou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. “É um ganho enorme para a população e para o município também, porque nós vamos ter imóveis regulares na cidade. É um benefício tanto social quanto administrativo”, complementou.

“É um desejo antigo da população, que estamos iniciando seguindo as orientações do prefeito Marcelo Iunes”, finalizou Ametlla ao lado da superintendente Administrativa e Processual da SISP, Gabriela da Cunha Carneiro, do gerente de Regularização Fundiária, Vanderson de Arruda Magalhães, e do arquiteto Márcio Sakai.

Mais Artigos