Ministério da Saúde anuncia quarta dose contra Covid para imunossuprimidos

Publicado em

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Pinterest

O Ministério da Saúde confirmou nesta segunda-feira (20), em nota técnica, a redução do prazo mínimo para a aplicação das doses de reforço vacinal contra a Covid e uma nova dose para imunossuprimidos, ou seja, uma 4ª dose.

Conforme divulgado, o novo prazo é de quatro meses a partir da aplicação da segunda dose e na mesma nota técnica, o governo também anunciou a aplicação de um novo reforço para pacientes imunossuprimidos – ou seja, uma quarta dose de vacina para esse público. O intervalo também será de quatro meses, contados a partir do primeiro reforço.

“Uma dose de reforço da vacina COVID-19 para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses”, diz o documento.

Segundo o documento, são considerados pacientes imunocomprometidos:

  • os portadores de imunodeficiência primária grave;
  • quem está fazendo quimioterapia para câncer;
  • transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;
  • pessoas vivendo com HIV/AIDS;
  • pacientes em uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  • pessoas que usam drogas modificadoras da resposta imune (o Ministério da Saúdedivulga uma tabela com essas medicações);
  • pacientes com condições auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;
  • pacientes em hemodiálise;
  • pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

A nota técnica publicada nesta segunda é assinada pela secretária Extraordinária de Enfrentamento á Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo.

“O avanço da vacinação contra a COVID-19 no Brasil já permitiu alcançar notáveis ganhos em saúde pública, reduzindo de maneira significativa a ocorrência de casos graves e óbitos pela COVID-19. No atual momento, amplia-se a vacinação em toda população adulta de maneira acelerada e há de se reconsiderar mudanças nas estratégias de vacinação em pessoas com mais de 18 anos de idade, uma vez que existe uma tendência a redução da efetividade das vacinas contra a COVID-19 com o passar do tempo”, diz a nota técnica publicada nesta segunda.

Mais Artigos

Ferrovia e BR 163 Passarão por relicitação

Rodovia e ferrovia, que ligam Mato Grosso do Sul de norte a sul e de leste a oeste, respectivamente, passarão por novos estudos para relicitações. Expectativa do governo

Forte tremor assusta moradores em Bonito

O município de Bonito registrou nesta terça-feira (3) um tremor que, segundo moradores, foi sentido em diversas partes da cidade por volta das 9h. Relatos enviados em um

Concurso Beleza Negra Virtual premia vencedores

Os vencedores do ‘Concurso Beleza Negra Virtual’ foram premiados nesta segunda-feira, 30 de novembro. Além das faixas, Heitor da Silva Generozo, 20, e Gabriele Cavassa, 23, receberem premiação