Governo de MS adia até domingo (13) nova classificação de risco do Prosseguir e entrada em vigor de medidas mais restritivas

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A secretaria estadual de Saúde (SES) atendeu nesta quinta-feira (10) pedido da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e adiou até domingo, dia 13 de junho, a entrada em vigor da nova classificação de risco para a pandemia de Covid-19 do programa Prosseguir e das medidas restritivas determinadas conforme a bandeira de cada município.

Segundo a SES, a Assomasul alegou que foi surpreendida pela nova classificação divulgada nesta quinta-feira, um dia depois das bandeiras com grau de risco já terem sido atualizadas e que não haveria possibilidade dos municípios e da população se prepararem para as novas restrições, caso elas entrassem em vigor nesta sexta-feira (11), como previsto inicialmente.

A entidade pediu ainda para participar das reuniões do comitê gestor do programa, para que os municípios não sejam surpreendidos com as futuras atualizações da classificação de risco do Prosseguir.

A secretaria entendeu que a alegação da Assomasul das dificuldades dos municípios se prepararem para as implementar as medidas restritivas previstas na nova atualização do programa era plausível e decidiu atender o pedido.

Desse modo, estipulou que até sábado (12), estará em vigor a classificação de risco divulgada na quarta-feira (9). Dessa forma, 7 cidades estão classificadas na bandeira de cor amarela (risco tolerável), 29 na bandeira laranja (risco médio) e 43 na vermelha (risco alto), incluindo Campo Grande.

Essa classificação é o parâmetro para os municípios implementarem medidas restritivas até sábado.

No domingo, entra em vigor então um novo mapa situacional do Prosseguir. Esse mapa aponta que 7 cidades estão classificadas na bandeira laranja (grau de risco médio), 29 foram colocadas na bandeira vermelha (grau de risco alto) e 43 subiram para a bandeira cinza (grau de risco extremo).

O bandeiramento de cada cidade vai determinar o funcionamento das atividades econômicas e quais medidas restritivas devem ser adotadas. Na bandeira cinza, por exemplo, poderão funcionar apenas as atividades essenciais (51 atividades, elencadas no final desta reportagem) e o toque de recolher deve ser entre 20h e 5h.

Municípios

Com a decisão da SES desta quinta-feira à noite, sobre o adiamento do novo mapa situacional do Prosseguir, a prefeitura de Corumbá comunicou que o decreto com medidas restritivas que havia publicado em edição complementar do Diocorumbá fica sem efeito e voltam a valer as deliberações de decreto anterior, que havia sido publicado na terça-feira (8).

Mais Artigos