Na Câmara, vereador sugere criação da Secretaria de Agricultura Familiar

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

A criação da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar é o que está sugerindo o vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, para propor, apoiar, coordenar e executar ações voltadas aos pequenos produtores rurais de Corumbá de forma exclusiva.

O pedido foi feito durante sessão ordinária do Poder Legislativo corumbaense, e direcionado ao prefeito Marcelo Iunes por meio de requerimento. No documento Bira solicita a realização de estudo técnico-financeiro, visando a criação da pasta.

“A agricultura familiar contribui com boa parte da produção rural não só do município, como também em todo país. Daí decorre a importância de haver uma política pública municipal voltada para fomentar e dar suporte à produção da agricultura familiar”, observou o vereador.

Ele lembrou que, até o final da administração passada, a cidade contava com uma secretaria especial, mas que acabou extinta, sendo substituída por uma superintendência, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

“Estamos sugerindo a criação de uma secretaria municipal especifica para a agricultura familiar, uma vez que há demanda em nosso Município que justifica isso, além de dar maior autonomia e agilidade no atendimento aos pequenos produtores rurais”, completou.

NA UPA DO GUATÓS

Em requerimento direcionado ao secretário de Saúde, Rogério dos Santos Leite, Bira pediu a substituição das cadeiras de rodas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Guatós, ou mesmo o imediato reparo para que possam continuar sendo utilizadas pelos pacientes e usuários dos serviços de saúde pública.

O vereador explicou que a UPA conta com três cadeiras de rodas, número considerado suficiente para atender a demanda. No entanto, uma delas está sem condições de uso e as outras duas estão avariadas, necessitando de manutenção, para evitar que também fique sem condições de uso, o que causaria transtornos na Unidade. “Pedimos serviços de recuperação e manutenção no sentido de prevenir eventual falta deste importante equipamento na UPA do Guatós”, observou Bira.

INFRAESTRUTURA

Ainda durante sessão da Câmara, Bira solicitou junto ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, a recuperação das alamedas Flávia, localizada entre as ruas Gonçalves Dias e Monte Castelo, e da 14 Bis, que fica entre as ruas República do Paraguai e República da Bolívia, todas no Bairro Aeroporto, que estão sem condições de tráfego, necessitando da intervenção do Poder Público.

TRÂNSITO

Já ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Paulo André de Araújo Junior, o vereador pediu estacionamento exclusivo para motos na Rua 15 de Novembro, entre as ruas América e Colombo, em frente ao Hospital de Corumbá, como forma de otimizar e organizar o espaço para estacionamento de carros e motos em uma área de grande movimento e concentração de pessoas por conta dessa unidade hospitalar.

Mais Artigos

Aposentadoria:Com nova lei esta difícil

Para alguns sul-mato-grossenses, conseguir se aposentar ou ter acesso à pensão por morte tem sido uma verdadeira peregrinação, entre idas e vindas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro