Os vencedores do 4º Encontro de Danças Urbanas da Juventude foram premiados pela Prefeitura de Corumbá. Este ano, por força da pandemia do novo coronavírus, o evento teve o formato de competição online entre grupos, duo e solo, com as apresentações em vídeo. Ao todo foram 24 participantes nas três categorias.
“A dança não tem hora e não tem lugar para acontecer. Mesmo enfrentando uma situação atípica, como a que estamos vivendo, é sempre bom valorizar e reforçar a cultura, principalmente a cultura da nossa cidade. Todo mundo pode participar, pode dançar, independente da idade. Esse concurso serviu para reforçarmos isso. Eu comecei a dançar há pouco tempo e participei desse evento pela primeira vez. Consegui participar muito bem”, disse a jovem é Eduarda Alves Soares, integrante do ‘Grupo Sequence’ que pela quarta vez venceu o Encontro de Danças Urbanas da Juventude.
Depois de entregar a premiação aos vencedores – troféu em acrílico e certificados e medalhas –, a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou a importância da realização do evento, ainda que de forma remota, pela Prefeitura de Corumbá.
“Tivemos que inovar e, devido à pandemia, realizamos de forma virtual. O evento foi um sucesso, com grande participação dos jovens e isso incentiva o Município, que se adaptou a esse novo momento. Os jovens entenderam essa realidade e também se adaptaram ao modelo. Nós, da Prefeitura, Assistência Social e Coordenadoria da Juventude trabalhamos para incentivar e valorizar nossos jovens cada vez mais”, declarou ao lembrar que a iniciativa homenageia o Dia Internacional da Dança, celebrado anualmente em 29 de abril.
Amanda destacou que o Encontro de Danças Urbanas da Juventude, que este ano chegou a quarta edição, é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, “com a finalidade de impulsionar os talentos locais e dar visibilidade a diversos estilos de danças de rua”. Nestes quatro encontros foi possível aproximadamente 600 jovens participantes. “O concurso tem como objetivo a promoção da cultura da dança para todos os seus praticantes e admiradores, visando ser uma atividade de inclusão e integração social”, completou a secretária.
Coordenador de Políticas para a Juventude, Diego Coelho, avaliou positivamente o 4º Encontro de Danças Urbanas da Juventude. “Posso dizer que foi positivo. Os participantes enviaram os vídeos de vários locais de Corumbá, como a Avenida e o Porto, por exemplo. Mesmo num modelo diferenciado, tivemos de realizá-lo online, o saldo foi muito positivo. Corumbá é uma cidade rica culturalmente e nossa juventude tem muitos talentos”, disse Diego. As gravações serão exibidas na página da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania no Facebook.
O 4º Encontro de Danças Urbanas da Juventude foi realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social/Coordenadoria de Políticas Públicas em parceria com a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Oficina de Dança de Corumbá.
Resultado do 4º Encontro de Danças Urbanas
Categoria Solo
1º Maria Paula Costa Rodas Pereira das Neves – 128 pontos
2º Helena Gonzalez de Oliveira – 124 pontos
3º Alexandre Larocca Nascimento – 119 pontos
Categoria Grupo
1º Grupo Sequence – 133 pontos
2º Coletivo S – 132 pontos
3º Grupo Urbe – 130
Categoria Dupla
1º Kethilyn Valdonado e Lourrainy Moura – 123 pontos
2º Edyh Silva e Rafaelle Inara – 115 pontos
3º Dupla do Mandelão – 67 pontos
O Dia Internacional da Dança
O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Também conhecido como Dia Mundial da Dança.
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre(1727-1810), um mestre do balé francês.