Esporte
A implantação na cidade de um espaço adequado para práticas de esportes radicais foi sugerida pelo vereador Chicão Vianna à Prefeitura, como forma de propiciar melhor estrutura para os atletas corumbaenses adeptos às mais diferentes modalidades esportivas, além de formar novos talentos.
O pedido foi apresentado durante sessão da Câmara e direcionado ao prefeito Marcelo Iunes. Chicão sugeriu inclusive que a área para prática de esportes radicais possa ter como sede o Parque Marina Gattass, próximo à divisa com a Bolívia, banhado pelo Canal do Tamengo.
“Esse parque seria de grande valia já que Corumbá vem ganhando cada vez mais, destaque nos circuitos de esportes radicais nacionais e internacionais, como é o caso do Pantanal Extremo”, lembrou. “Logo, um local público para a prática desses esportes, permitirá aos atletas corumbaenses, maior estrutura e incentivo, destacando Corumbá não só como rota das competições, mas também como celeiro formadores de atletas dessas modalidade radicais”, completou.
INDEPENDÊNCIA
Ao mesmo tempo, o vereador solicitou à Prefeitura, serviços de manutenção do Jardim da Independência, “principalmente do lago, que antes foi sinônimo de beleza, que hoje está desativado, servindo de criadouro de mosquitos transmissores de doenças”.
Chicão pediu ainda a recuperação do parque infantil, com instalação de novos brinquedos para as crianças, para dotar o espaço, único na área central, em perfeitas condições de uso.
VIDEOMONITORAMENTO
Reivindicou ainda o retorno do sistema de videomonitoramento da cidade, que hoje está desativado, apesar de se tratar de uma “ferramenta importante para auxiliar no combate à criminalidade, trazendo maior tranquilidade e segurança à população pantaneira”, justificou.
CIDADE DIGICITAL
O vereador está pedindo ainda informações junto à Prefeitura em relação ao projeto Cidade Digital, desenvolvido por legislaturas passadas. “Atualmente não se tem notícia a respeito de quando os cidadãos corumbaenses poderão ter acesso livre e gratuito à internet em nossa cidade, o que seria possível com o Cidade Digital”.
BICICLETÁRIO
Outro pedido do vereador foi a instalação de um bicicletário no Centro de Especialidades Médicas de Corumbá, para atender ciclistas que buscam atendimento no local, garantindo maior tranquilidade em razão da segurança proporcionada pelo equipamento.
PAVIMENTAÇÃO
Pediu também a pavimentação da Rua Rio Grande do Norte, continuação da feira livre do Bairro Nova Corumbá, para eliminar problemas que afetam os moradores, bem como a recuperação do pavimento da Rua Edu Rocha, trecho próximo à Alameda Professor Waldeci de Oliveira, e da Alameda Alcides dos Santos Mauro, também na Nova Corumbá. “São vias que se encontram intransitáveis devido ao estado crítico de seu pavimento, causando inúmeros transtornos aos moradores”, explicou.
PARCERIA
Por outro lado, Chicão solicitou às empresas Energisa, Vale S/A, Vetorial, Votorantim, Itaipu Binacional, Sanesul, Ferroligas e Rumo Logística, o estabelecimento de parcerias visando a aquisição de um triturador de galhos para ser usado em Corumbá, como forma de eliminar restos de poda de árvores e outros tipos de vegetais.
O mesmo pedido foi feito ao prefeito Marcelo Iunes, no sentido de que o Município faça a aquisição desse equipamento, importante para auxiliar os serviços de podas de árvore e roçadas da cidade.
Explicou que “o equipamento seria importante para triturar não só galhos das podas, mas também mato proveniente de roçadas, principalmente em imóveis urbanos com vegetação elevada, que trás sérios riscos à saúde de todos os moradores. Por esse e outros motivos, o triturador seria ideal para auxiliar na limpeza da cidade, sendo de grande valia para nossa região”, concluiu.
RUMO
Chicão Vianna apresentou ainda uma indicação direcionada à RUMO Malha Oeste, solicitando providências em relação à notificação nº 5805323, da ANTT, tendo em vista que “a empresa não vem cumprindo com suas obrigações previstas na legislação e no contrato, deixando o trecho pela qual é responsável, praticamente abandonado”, argumentou.
O vereador observou que a limpeza somente ocorre “após clamor popular”, e que as “passagens de nível estão sem manutenção, assim como a malha ferroviária em si”. Concluiu citando que a “empresa assumiu tais responsabilidades ao ser declarada vencedora da licitação para o trecho, devendo assim cumprir com suas obrigações contratuais”.
Texto/Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador