Vereador propõe instituição da campanha Junho Vermelho em Corumbá

Publicado em

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Está em tramitação na Câmara Municipal um Projeto de Lei que institui o mês Junho Vermelho, dedicado à realização de Campanha de Incentivo a Doação de Sangue em Corumbá. A proposta partiu do vereador Nelsinho Dib em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado hoje, 14 de junho.

O Projeto de Lei, conforme o vereador, prioriza a conscientização e estimular da população corumbaense sobre a importância da doação de sangue; bem como incentivar os órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada, para se engajarem nas campanhas de incentivo à doação de sangue.

Explicou que o mês Junho Vermelho passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Corumbá, e o objetivo será conscientizar a todos, por meio de procedimentos informativos, educativos, organizativos, palestras, audiência pública e conferências, a fim de que a sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater iniciativas de apoio à doação de sangue.

O Projeto de Lei prevê ainda que o Poder Executivo Municipal poderá firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades, para a realização e organização do Junho Vermelho.

JUSTIFICATIVA

Nelsinho, ao apresentou o Projeto, justificou lembrando que a Constituição da República Federativa do Brasil, em seu artigo 196, determina que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

“O tema abordado por esta proposição interessa a todos os cidadãos, uma vez que a existência de Bancos de Sangue e de Hemoderivados é primordial para suprir necessidades em situações diversas”, observou, lembrando que o Junho Vermelho já é destaque em campanhas a nível nacional.

Mais Artigos